O que são os Princípios para crianças e jovens do YouTube?
Os nossos Princípios para crianças e jovens são os princípios que cumprimos no nosso trabalho no YouTube e que são fundamentais para os nossos esforços de criar um ambiente mais seguro e enriquecedor para as crianças e os jovens.
Ao longo dos anos, temo-nos dedicado à promoção de uma plataforma segura, de alta qualidade e útil que enriquece as vidas das crianças e das famílias em todo o mundo. Dedicámos vastos recursos à criação de um conjunto robusto de políticas e serviços que protegem toda a comunidade e ligam as pessoas a fontes fidedignas, desde o combate à promoção de transtornos alimentares e do suicídio à proteção contra desafios perigosos.
O que são o YouTube Kids e as experiências supervisionadas para pré-adolescentes e adolescentes?
O YouTube oferece várias experiências que vão ao encontro das necessidades de desenvolvimento únicas das crianças e dos adolescentes, e dá aos cuidadores ferramentas, funcionalidades e ajuda para escolherem as experiências online mais adequadas para as suas famílias. Os nosso serviços e políticas estão em constante evolução para acompanhar a forma como as crianças e os adolescentes se apresentam online.
– O YouTube Kids (para crianças com 12 anos ou menos) é uma app separada criada de raiz para ser uma experiência mais segura e simples para as crianças poderem explorar, com ferramentas para os pais e os cuidadores guiarem o seu percurso.
– A nossa experiência supervisionada para pré-adolescentes (crianças com menos de 13 anos ou a idade relevante no respetivo país/região) foi concebida para as crianças cujos pais decidam que elas estão prontas para explorar a grande variedade de conteúdo na app YouTube principal, mas queiram personalizar as suas experiências. Esta experiência oferece 3 definições de conteúdo que abrangem diferentes estilos de educação e diferenças no desenvolvimento de cada criança. Essas opções disponibilizam mais ou menos acesso ao universo de conteúdo do YouTube.
– A nossa experiência supervisionada para adolescentes (com idades entre os 13 e os 17 anos na maioria dos países e regiões) permite que os pais e os adolescentes associem voluntariamente as suas contas para ajudar os pais a estarem a par do percurso de criação e da atividade do adolescente no YouTube, incentivar conversas entre os pais e os adolescentes, e oferecer oportunidades pertinentes para aprenderem a criar conteúdo em segurança no YouTube.
Que medidas de segurança infantil existem na app YouTube principal?
Investimos fortemente na tecnologia e nas equipas que ajudam a proporcionar às crianças e famílias a melhor proteção possível.
No YouTube, exigimos que os utilizadores tenham 13 anos (ou idade aplicável no país correspondente), a menos que de outra forma permitido pelos pais ou cuidadores. As nossas Regras da Comunidade descrevem conteúdo que não é permitido na plataforma e as políticas de segurança infantil específicas proíbem conteúdo que pode colocar as crianças em risco.
No YouTube Kids, trabalhamos para identificar conteúdo que é adequado para a idade, cumpre os nossos princípios de qualidade e é diversificado o suficiente para satisfazer globalmente os interesses variados das crianças. Isto inclui políticas de conteúdos específicas criadas com feedback de especialistas externos em meios de comunicação para crianças, desenvolvimento das crianças, aprendizagem digital e cidadania.
Continuamos a desenvolver a nossa plataforma para garantir que estamos a criar um ambiente adequado para conteúdo familiar no YouTube e melhoramos o nosso produto e políticas, refletindo os comentários de especialistas externos e internos, sempre que seja relevante.
O YouTube recolhe os dados de crianças para lhes apresentar anúncios?
Tratamos todos os dados de qualquer pessoa que assista a conteúdo identificado como "criado para crianças" no YouTube como provenientes de uma criança, independentemente da idade do utilizador. Isto significa que, nos vídeos "criados para crianças", limitamos a recolha e a utilização de dados e, consequentemente, temos de restringir ou desativar algumas funcionalidades do produto. Por exemplo, não apresentamos anúncios personalizados no conteúdo "criado para crianças" e algumas funcionalidades, como os comentários e as notificações, não estão disponíveis nesses vídeos. Todos os criadores são obrigados a indicar se o respetivo conteúdo é ou não "criado para crianças".
Os anúncios personalizados são proibidos no YouTube Kids, bem como para os utilizadores numa experiência supervisionada no YouTube. Isto significa que é feita a correspondência entre os anúncios que aparecem e os vídeos que estão a ser visualizados com base no conteúdo e não no utilizador específico que está a ver.
De que forma o YouTube protege as crianças que publicam conteúdo enquanto criadores ou aparecem nos vídeos de outros criadores?
Conforme referido nos Termos de Utilização, as crianças com idade inferior à idade de consentimento relevante podem usar o YouTube ou o YouTube Kids (quando disponível) se ativados por um dos pais ou pelo tutor legal.
No YouTube Kids, numa experiência supervisionada pelos pais no YouTube, as crianças não conseguem carregar conteúdo, fazer streams em direto, ler ou escrever comentários, nem aceder a funcionalidades que envolvam transações financeiras. Temos proteções adicionais para menores nas streams em direto, como terminar streams em que apareçam menores que não estejam visivelmente acompanhados por um adulto.
Também disponibilizamos práticas recomendadas relativas à segurança infantil e indicações claras para que os criadores que incluem crianças nos seus vídeos compreendam as respetivas obrigações legais. Além de garantirem o consentimento, são responsáveis por cumprir todas as leis, regras e regulamentações aplicáveis à presença de crianças no conteúdo, incluindo as relacionadas com licenças necessárias, partilha de salários/receita, escola e educação, ambiente de trabalho e horário de trabalho.
De que forma o YouTube restringe o acesso a conteúdo não apropriado para menores?
Estamos empenhados em proporcionar experiências adequadas para a idade a quem visita o YouTube. Reconhecemos que, normalmente, os criadores são as melhores pessoas para decidir quem deve ver o seu conteúdo e, por isso, damos-lhes a capacidade de aplicar uma restrição de idade ao seu próprio conteúdo sempre que necessário. Se o conteúdo tiver uma restrição de idade, os visitantes do YouTube têm de ter sessão iniciada e idade igual ou superior a 18 anos para verem o vídeo. Caso contrário, veem um aviso e são redirecionados para encontrar outro conteúdo adequado para a idade. As nossas Regras da Comunidade incluem orientações para os remetentes sobre os casos em que o conteúdo deve ter uma restrição de idade.
Se, durante a revisão do conteúdo, os nossos revisores encontrarem um vídeo não adequado para visitantes com idade inferior a 18 anos, aplicam restrições de idade. Também usamos aprendizagem automática para detetar conteúdo e ajudar-nos a aplicar restrições de idade automaticamente sempre que necessário. Os remetentes podem recorrer de uma decisão se considerarem que foi aplicada incorretamente.
Para nos certificarmos de que as experiências de visualização são consistentes, os visitantes que tentarem aceder a vídeos com restrição de idade na maioria dos Websites de terceiros são redirecionados para o YouTube, onde apenas podem ver o conteúdo se tiverem sessão iniciada e mais de 18 anos. Isto ajuda a garantir que, independentemente do Website onde o vídeo se encontra, apenas o público adequado pode vê-lo.
De que forma o YouTube protege as crianças que aparecem em situações de risco nos vídeos?
Sempre mantivemos políticas claras contra os vídeos, as listas de reprodução, as miniaturas e os comentários no YouTube que sexualizam ou exploram as crianças. Utilizamos sistemas de aprendizagem automática para tentar detetar proativamente as violações destas políticas e dispomos de revisores humanos em todo o mundo que removem rapidamente as violações detetadas pelos nossos sistemas ou denunciadas pelos utilizadores. Encerramos imediatamente as contas de quem procura sexualizar ou explorar menores e denunciamos as atividades ilegais ao National Center for Missing and Exploited Children (NCMEC), que estabelece contactos com organismos de aplicação da lei a nível global.
Embora algum conteúdo com menores possa não violar as nossas políticas, reconhecemos que os menores podem estar em risco de exploração online e offline. Por este motivo, mantemos uma abordagem mais atenta na aplicação das nossas políticas. Os nossos sistemas de aprendizagem automática ajudam a identificar proativamente os vídeos que podem colocar os menores em risco e aplicamos proteções em grande escala, tais como restringir funcionalidades em direto, desativar comentários e limitar recomendações.
Também trabalhamos com entidades da indústria, inclusive empresas de tecnologia e ONGs, disponibilizando a nossa tecnologia de aprendizagem automática líder do setor para combater o conteúdo com imagens de abuso sexual infantil online. Esta tecnologia permite-nos identificar o conteúdo com imagens de abuso sexual infantil conhecido num mar de conteúdo inocente. Quando encontramos uma correspondência de conteúdo com imagens de abuso sexual infantil, de forma responsável denunciamos o conteúdo aos parceiros de acordo com as leis e as regulamentações locais.