265
  • Valeu, São Paulo!

    254 views 1 month ago
    8a edição da Virada Sustentável São Paulo

    A Virada Sustentável, maior festival voltado para cultura e sustentabilidade do Brasil, realizou sua 8ª edição em São Paulo entre os dias 23 e 26 de agosto de 2018.

    O festival reuniu 575 atividades gratuitas espalhadas por mais de 200 pontos na capital paulista. Foram 279 atividades de ação, 190 de cultura e 103 de conhecimento que reuniram cerca de 700 artistas, oficineiros e palestrantes em quatro dias de programação.

    210 voluntários ajudaram na organização do festival, que ocupou 46 CEUs da cidade de São Paulo, além de parques e espaços públicos e culturais da metrópole.

    O corredor cultural da Paulista, formado por espaços como Japan House, Parque Mario Covas, Instituto Moreira Sales (IMS) e Sesc Av. Paulista, foi palco para muitas atividades da 8ª edição da Virada Sustentável SP.

    A apresentação “Corpos Sustentáveis” na Av. Paulista uniu dança vertical com elementos de circo aéreo e performance, com 17 artistas flutuando num guindaste a mais de 40 metros de altura mostrando a relação de afeto e superação do corpo com a cidade.

    Mesmo com dias nublados, o Parque Ibirapuera abrigou uma intensa e especial programação. As famílias aproveitaram as dinâmicas, brincadeiras e jogos infantis em estações dedicadas a estes temas. No palco principal, Elza Soares fez show emocionante com as Bahias e a Cozinha Mineira, onde não poupou sua voz para manifestar o desejo por um país melhor para todos.

    Dezenas de atividades zen, com uma “balada de meditação” e apresentação dos Trovadores Urbanos, em uma serenata com o monge Satyanatha, foram realizadas na Serraria do Parque Ibirapuera, em um recorte da Virada Zen.

    O Pic Nic da Augusta, dos Aliados do Parque Augusta, evento tradicional realizado desde a 1ª edição da Virada Sustentável, em 2011, desta vez apelidado Pic Nic da Vitória, celebrou a conquista do Parque Augusta depois de anos de luta pela preservação de sua área. No local, em plena rua Augusta, o maestro João Carlos Martins se apresentou ao lado de Jovens Talentos, novas estrelas da música erudita, como a violoncelista Kely Pinheiro (nascida em uma favela do Rio de Janeiro que ganhou uma bolsa em uma das melhores escolas de música do mundo – Berklee) e a violinista Nathália Oliveira (moradora da Zona Leste de São Paulo, que tambémganhou bolsa para melhores escolas de música do mundo, na Áustria).

    A Rua Heliodoro Ebano Pereira ganhou um novo apelido: Rua das 100 minas. O endereço, que recebeu a visita do prefeito Bruno Covas, reuniu 126 grafiteiras que fizeram o maior mural artístico coletivo feito só por mulheres do mundo, com mais de 600 metros coloridos. Foram 10 horas de evento, 600 latas de spray, diversas rodas de conversa, e apresentações.

    Já o Auditório do UNIBES Cultural apresentou mais uma edição do ContAí, painéis e rodas de conversa que proporcionaram momentos não apenas importantes nas discussões sobre a cidade, mas também emocionantes.

    A programação da Virada Sustentável é alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), uma agenda de desenvolvimento apresentada para definir caminhos que tragam impactos positivos para as vidas das pessoas e do planeta. A agenda tem o propósito de guiar o curso global de ações da sociedade, indivíduos e governos para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar geral, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas até 2030.

    O objetivo é uma verdadeira virada de consciência, unindo causas e organizações transformadoras, apresentando uma visão positiva e inspiradora da sustentabilidade e seus diferentes temas para a população.

    Sobre a Virada Sustentável
    A Virada Sustentável é um movimento de mobilização para a sustentabilidade que organiza o maior festival sobre o tema no Brasil. Começou em 2011 em São Paulo e já realizou edições nas cidades do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Manaus, entre outras. Envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades, entre outros, com o objetivo de apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, além de reforçar as redes de transformação e impacto social existentes nas diferentes cidades.
    www.viradasustentavel.org.br
    #viresuacidade #viradasustentavel #euvirosp Show less
    Read more
  • Uploads Play all

    This item has been hidden
  • This item has been hidden
to add this to Watch Later

Add to

Loading playlists...