2,751
  • Dentes

    56,859 views 1 year ago
    Dentes. 1) O que são os dentes: Dentes são estruturas mineralizadas presentes em nossa boca. Eles são formados por coroa e raiz.
    http://www.orofacial.com.br
    http://www.orofacial.com.br...

    A coroa é o que geralmente aparece quando sorrimos ou olhamos para dentro de nossa boca. Ela é circundada por um duro esmalte dental. A raiz do dente, em condições normais, fica para baixo do nível da gengiva. Ela é não é mais revestida de esmalte, mas de uma fina e fraca camada mineralizada chamada de cemento. Tanto a coroa como a raiz são mais internamente formadas de dentina e de polpa (ou nervo do dente).
    2) Como os dentes se fixam na boca de forma que eles não caiam. Para se fixar na boca e não cair, cada um de nossos dentes são envolvidos pela gengiva, por osso e também por ligamento que serve para unir a superfície da raiz do dente ao osso ao redor. Gengiva, osso e ligamento, juntamente com a superfície da raiz é chamado de periodonto.
    Dente + Periodonto é chamado de órgão dental.

    3) Para que servem os dentes: com os dentes, como vc sabe, nós trituramos os alimentos durante a mastigação.
    Mas eles servem também para conseguirmos falar com as pessoas, nos relacionarmos social e afetivamente e também para sorrir.
    Eles ajudam na estética pessoal...imagine você sem todos os seus dentes...a tendência seria de nossa boca murchar...a sua boa saúde e beleza, nos ajudam em nossa auto-estima e felicidade.
    4) Quantos dentes nós temos: o número de dentes presentes naturalmente na boca de um adulto são 28 dentes mais 4 dentes do siso (ou do juízo) quando eles estão presentes. Então seria um total 32 dentes, apesar que por problemas de não afloramento destes dentes do siso, pode haver uma variação entre 28 a 32 dentes.
    5) Quais são os dentes que temos: Temos 2 pares de incisivos centrais, superiores e inferiores, 2 pares de caninos (chamados popularmente de presas), 4 pares de pré-molares e de 4 a 6 pares de molares.
    6) Quais são as funções de cada um dos dentes:
    Os incisivos podem ser centrais (maiores) e laterais (menores), ambos presentes no maxilar e na mandíbula: eles servem para cortar os alimentos, como um belo sanduiche...Os incisivos também auxiliam na fala. Experimente falar “chácara” ou “seiscentos e sessenta”; veja como o som passa pelos incisivos....
    Os caninos superiores e inferiores servem para furar e lacerar os alimentos, especialmente necessário para triturar carnes fibrosas, como uma carne de segunda...
    Os pré-molares podem ser chamados de 1os ou 2os pré-molares, dependendo da posição no arco dentário e pré-amassam os alimentos...São interessantes estes dentes: apesar de serem relativamente pequenos, eles pegam alimentos ainda bem consistentes, fazem o trabalho pesado de trituração e transferem aos molares para que eles terminem o seu serviço
    Os molares podem ser chamados de primeiros ou segundos molares, além dos terceiros, chamados de dente do siso.
    Eles acabam de amassar os alimentos antes de serem por fim engolidos.


    7) O que acontece com a mastigação quando perdemos um ou mais dentes: quando isso ocorre, a pessoa começa a usar os dentes de forma indevida. Quando, ocorre perda dos incisivos, a pessoa começa a querer a rasgar os alimentos com os pré-molares; já quando falta os molares, ela começa a mastigar usando os pré-molares e incisivos...
    Resultado: os dentes começam a trabalhar em sobrecarga, fazendo com que ocorram desgastes dos dentes e retração das gengivas...em outras palavras: dentes ausentes afetando e condenando os dentes que ainda estão presentes.
    8) Como os dentes se tocam: Os dentes devem se tocar perfeitamente uns com os outros a fim de realizar a mastigação, e também para se auto protegerem contra injúrias. Eles podem se tocar de duas formas:
    - a) com o seu companheiro de mastigação acima ou abaixo dele, a fim de triturar os alimentos. Este ponto de contato é chamado de “fechamento” ou oclusal. Se este contato estiver forte demais, pode ocorrer dor ao mastigar, desgaste ou fratura de dentes.
    - b) com os seus vizinhos de lado, a fim de proteger a gengiva da impacção de alimento entre os dentes. Este ponto de contato é chamado de interproximal.
    10) Por que os dentes doem
    https://youtu.be/3VE18Y0UmpM
    https://pt.wikipedia.org/wi... Show less
    Read more
  • Uploads Play all

    This item has been hidden
to add this to Watch Later

Add to

Loading playlists...