1,085
  • O que é consumo responsável?

    1,965 views 1 year ago
    O que seria consumo responsável ou mesmo consumo sustentável? Desde 2008 consumimos mais recursos do que a capacidade da natureza em repô-los. Estamos no cheque especial e caminhando para uma profunda escassez de recursos naturais. Mas será que precisamos fazer voto de pobreza ou com atitudes simples de consumo consciente podemos fazer uma grande diferença no planeta?

    Quer ter acesso gratuito à coletânea de quatro e-books "Panorama da Sustentabilidade"? Envie um email para contato@sustentai.com!

    Acompanhe o Sustentaí nas redes sociais:
    Facebook: http://facebook.com/sustentai
    Instagram: http://instagram.com/sustentai
    Twitter: http://twitter.com/sustenta...

    Quer saber sobre sustentabilidade e inovação nas empresas? Acesse: : https://goo.gl/2h6hAF

    O Sustentaí tem como missão mudar o mundo por meio da democratização do conhecimento da sustentabilidade e da educação para a sustentabilidade. E queremos fazer isso de uma forma divertida. Porque entendemos que ninguém precisa ser expert em sustentabilidade para fazer o que é certo.

    Descrição do vídeo:

    O mundo vive um esgotamento de recursos ocasionado pelo consumo desenfreado de matéria-prima e recursos naturais. A natureza, de tempos em tempos, repõe aquilo que é tirado dela. Só que desde 2008 a gente tá passando cheque especial.

    Vamos pensar no modelo econômico do século XX. Ele é baseado no consumo. Isso significa que as empresas têm de vender cada vez mais e as pessoas consumirem cada vez mais. As empresas extraem da natureza o que dá, transformam matéria prima em produto e criam na gente o desejo por esse produto, mesmo que a gente não precise dele.

    Um dos principais problemas desse modelo é que ele tem um custo ambiental e social absurdo. E esse custo não aparece no preço final. Sabe a tal da externalidade que pessoal de sustentabilidade fala? Então, é isso.

    Tipo, quanto vai custar para o planeta lá na frente todos os gases de efeito estufa emitidos pelas empresas que não se preocupam com a responsabilidade ambiental? Quanto custa a perda de biodiversidade de uma região que foi desmatada para a extração de matéria prima? Quanto custa a perda de saúde da população porque alimentos estão contaminados ou a água que se bebe contém minerais pesados?

    O aço é uma liga metálica que tem como fonte o ferro. O ferro é um minério que a gente extrai da natureza. Quer dizer, a gente não, as mineradoras. Mas essa extração tem impacto ambiental violento.

    Para transformar ferro em uma tonelada de aço, é preciso 300.000 litros de água. Na montagem, um carro consome 400 mil litros de água, principalmente por causa da tinta. Ou seja, só pelo aço e pela montagem, um mísero carrinho pode consumir 700.000 litros de água.

    Você precisa do smartphone lançado esse ano ou você precisa de um bom smartphone? Você precisa de um carro, mesmo indo trabalhar todos os dias de metrô ou você quer um carro? Você quer mais um vestido para a sua coleção ou você realmente precisa de mais uma roupa no seu armário?

    Outro problema crônico é a tal da obsolescência programada. A gente acha que a obsolescência programada só diz respeito à tecnologia, mas o ponto chave é o consumo. É fazer você deixar de usar algo que ainda te serve para usar outro em tese melhor, mais moderno, ou que esteja na moda.

    Então quando a apple já tem a tecnologia para uma funcionalidade, mas só coloca ela no iphone que vai ser lançado no ano que vem, ela está promovendo obsolescência programada. Quando a indústria da moda diz que a cor desse ano é azul, que a gola das blusas devem ser em V e que a tendência do salto dos sapatos é 5cm e no ano que vem é tudo ao contrário, ela também está promovendo a obsolescência programada.

    Quando uma empresa deixa de fornecer assistência técnica para um produto porque ele é mais antigo, isso também é obsolescência programada.

    Vamos recapitular aqui. A indústria é intensiva em consumo de matéria prima e recursos naturais. A gente tá condicionado a um modelo mental de consumo que não é sustentável. E tem um fator bem importante. O brasileiro em geral, é mal educado pra caramba.

    O nosso país é abundante em tudo, em água, em biodiversidade, em minerais, em fauna, em flora, em clima. Só que a gente tem um hábito horroroso que é o desperdício.

    A gente lava calçada com mangueira, a gente toma banho e esquece da vida, a gente escova o dente com a torneira jorrando água, a gente bota muita comida no prato e depois joga fora o resto.

    A gente tá aprendendo na dor que é preciso ser consumir com responsabilidade. A gente teve o problema de água recentemente, a gente paga uma fortuna de conta de luz... E você, sente dorzinha no bolso por causa da conta de luz?

    A boa notícia é que estamos mudando o nosso modelo mental de consumo e fazendo uma transição da economia industrial para a economia do conhecimento. Só que isso é papo para um outro vídeo... Show less
    Read more
  • Popular uploads Play all

    This item has been hidden
  • This item has been hidden
to add this to Watch Later

Add to

Loading playlists...