39,477
  • 🔴 Levotiroxina: como tomar, o que afeta o tratamento - Dr Tireóide Responde #42#

    4,745 views 4 months ago
    É muito comum ter dúvida sobre como tomar o puran t4. A levotiroxina é o principal tratamento do hipotireoidismo e precisa ser tomada em jejum apenas com água, pois a sua absorção é um pouco problemática. Algumas pessoas não se adequam bem a esse tratamento e acaba sendo necessário ficar ajustando a dose e repetindo exames.

    Quanto às marcas: Puran, Levoid, Euthyrox, Syntroid ou o genérico, não há muita diferença. O que é mais importante é a regularidade no tratamento. Não é recomendado mudar de marca sem antes consultar o médico, pois cada uma pode ser absorvida de modo diferente da outra, causando uma mudança da dose final absorvida pelo organismo.


    Nesse vídeo explico quais os principais motivos para ter que ajustar a dose.


    ▶Participe do quadro Dr Tireóide Responde - Todas as quartas, 19hs, ao vivo aqui no Youtube!

    ▶Todos os vídeos do Dr Tireóide Responde:
    https://www.youtube.com/wat......

    ▶Todos os vídeos do Dr Tireóide:
    https://drtireoide.com/menu

    ▶Como marcar consulta:
    https://drtireoide.com/cons...

    ▶Dr. Jônatas Catunda
    Cirurgião de cabeça e pescoço
    CRM 14951 RQE 8522

    ▶Deixe suas dúvidas nos comentários! A sua dúvida pode ser a mesma de milhares de pessoas que não tiveram coragem de perguntar!

    ▶Esse canal é meramente educacional. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou auto tratamento!

    ▶Respeito todas as resoluções do Conselho Federal de Medicina - os vídeos têm somente caráter de prestar informações de fins estritamente educativo e não são divulgados endereço ou telefone de consultório, clínica ou serviço.

    "A única propaganda efetiva do médico é através do paciente bem cuidado, bem tratado e bem operado. O bem estar do paciente cria uma corrente de confiança."
    Ivo Pitanguy

    ▶Inscreva-se no canal! http://bit.ly/2FfNPIn

    ▶Redes sociais - entre em contato!
    Site - https://drtireoide.com
    Facebook - @drjonatascatunda
    Instagram - @drjonatascatunda

    #tireoide #cancer de tireoide Show less
    Read more
  • Recent activities Play all

    This item has been hidden
  • Dr Tireóide Responde Play all

    Todas as quartas, as 18hs, eu gravo um video ao vivo aqui no youtube sobre alguma duvida que recebi de pacientes aqui no youtube ou no facebook!
    This item has been hidden
  • Doenças da tireóide - Quais os tipos? Quem pode ter? Play all

    A tireoide é uma glândula que regula o metabolismo e o funcionamento dos corpo. Ela produz os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). Fica localizada na parte anterior do pescoço, logo abaixo do Pomo de Adão, e possui formato de borboleta.

    Você tem tireóide?

    Quero começar esse texto corrigindo um erro comum que as pessoas fazem. TODO MUNDO TEM TIREÓIDE! (Ou pelo menos nasce com ela – tive que retirar a tireóide de várias pessoas…) O que algumas pessoas dizem ter tireóide é na verdade uma doença da tireóide.

    Tipos de tireóide

    De maneira bem simples, a tireóide tem 2 tipos de doenças. As doenças funcionais, relacionadas ao aumento ou diminuição de hormônios, e as doenças estruturais, nódulos e cistos que causam aumento da glândula, o chamado bócio.
    - funcionais – relacionadas aos hormônios
    - estruturais – os nódulos, bócio, câncer de tireóide

    Doenças funcionais

    As doenças funcionais são o hipotireoidismo, quando os hormônios tireoidianos estão baixos, e o hipertireoidismo, quando há hormônios demais.

    O hipotireoidismo é a doença mais comum da tireóide. Por algum motivo a quantidade de hormónios cai, deixando o metabolismo mais lento e causando ganho de peso, sonolência, fraqueza muscular, constipação, queda de cabelo. ​ O tratamento envolve o uso de remédios – reposição do hormônio tireoidiano que está baixo. Quando está descompensado, é a causa da tal lenda que diz que “tireóide engorda”. Porém quando o tratamento é bem feito, não justifica o ganho de peso – é fazer dieta e exercícios…

    O hipertireoidismo é o contrário. A tireóide esta produzindo hormônios demais. E isso causa agitação, ansiedade, irritabilidade, insônia, perda de peso, tremores, palpitações. No hipertireoidismo, usamos remédios para reduzir a produção de hormônios.

    O principal exame de sangue para saber se você está com alguma alteração na função tireoidiana é o TSH – no hipotireoidismo ele sobe, e no hipertireoidismo ele desce e fica muito baixo.

    Essas doenças são tratadas na maioria dos casos apenas com remédios para deixar o corpo com a quantidade certa de hormônios, seja repondo o hormônio quando estiver baixo ou reduzindo a função da tireóide quando o hormônio estiver alto.

    São doenças incuráveis, e geralmente é necessário tomar remédio para o resto da vida e acompanhar com exames de sangue para ir ajustando a dose da medicação.

    Doenças estruturais

    As doenças estruturais são lesões, caroços, que aparecem na tireóide, que ainda ninguém sabe o porquê. Não é necessário muita preocupação pois apenas 5% dos nódulos são malignos, e mesmo esses tem chance de cura em 99% dos casos. Os nódulos são assintomáticos na maioria dos casos. Quando são muito volumosos, maiores do que 4cm, podem comprimir estruturas próximas e causar sintomas, como entalo e engasgo.

    O principal exame para diagnosticar os nódulos é o ultrassom da tireóide. E qual o tratamento? Nenhum, na maioria dos casos. Basta acompanhar periodicamente com ultrassom. Em alguns casos será necessário cirurgia, pois não existe remédio para desmanchar nódulo. Existe remédio para hipo ou hipertireoidismo! Se a sua vizinha toma remédio pra tireóide, o problema dela não deve ser nódulo! Em geral, os pacientes tem um tipo de problema ou outro, alguns tem os 2.

    Leia mais: http://drtireoide.com/o-que-e-tireoide/
    This item has been hidden
  • Câncer de Tireóide - É perigoso? Play all

    O câncer de tireóide é um medo que muitas pessoas tem, principalmente por não conhecer essa doença. Ao descobrir um nódulo na tireóide ou mesmo uma doença hormonal, já imaginam o pior cenário, que pode ser um câncer!

    Mesmo que seja, a boa notícia é que a chance de cura do carcinoma papilífero, o tipo responsável por quase todos os casos de câncer de tireóide, é altíssima, 99% dos pacientes obtém cura e não morrem dessa doenças, vivem a vida toda e morrem de outras causas.
    This item has been hidden
  • Linfonodos - Entenda o que é isso! Play all

    Os linfonodos, ou gânglios linfáticos, são órgãos de defesa extremamente importantes. Ajudam na produção de células de defesa e anticorpos e filtram a linfa.

    No pescoço, temos cerca de 300 linfonodos, quase um terço de todos os linfonodos do corpo. Isso porque há necessidade de combater microorganismos que tentam entrar pelo nariz ou pela boca em nosso corpo.

    Linfonodos reacionais são linfonodos ativados, devido alguma infecção em andamento, como uma faringite, amigdalite, cárie dentária, acne, tuberculose ganglionar, hiv...

    Geralmente os linfonodos recionais, benignos, são aumentados mas diminuem após tratado a infecção, são dolorosos, móveis, moles. Mais comuns em crianças, adolescentes e adultos jovens.

    Já em pessoas acima dos 50 anos, 2/3 das linfonodomegalias são por conta de metástases linfonodais - câncer de tireóide, câncer de boca, nasofaringe, orofaringe, laringe, ou até o linfoma - um tipo de câncer dos linfonodos. Por isso devem ser avaliados!

    Os linfonodos atípicos, malignos, são aumentados, endurecidos, fixos à planos profundos, indolores.

    O primeiro exame é o ultrassom, que fornece muitas informações sobre o aspecto morfológico do linfonodo, e mostra se ele é suspeito de ser câncer ou não.

    Quando a suspeita é de uma infecção, deve se buscar a causa e tratar. Muitas vezes o tempo é o melhor parâmetro, pois após duas semanas, o linfonodo reacional regride. Por vezes é necessário realizar sorologias para algumas doenças virais, como CMV, EBV, HIV, HTLV, hepatites.
    This item has been hidden
  • Casos clínicos Play all

    This item has been hidden
  • Tireoidectomia, a cirurgia da tireóide - Entenda melhor! Play all

    Você precisa fazer a tireoidectomia e quer saber como se preparar? Nesses vídeos eu explico para meus pacientes como melhorar os resultados após a cirurgia!

    A tireoidectomia é uma das cirurgias mais realizadas no mundo, principalmente devido ao câncer de tireóide. É uma cirurgia muito segura e a maioria dos pacientes se recupera muito bem. A principal indicação é o câncer ou a suspeita de câncer de tireóide, bócio volumoso e o hipertireoidismo.
    This item has been hidden
  • Exames da tireóide - Como saber se tem essas doenças? Play all

    A tireóide é um órgão que produz hormônios = uma glândula. Seus hormônios, o T3 e o T4, atuam regulando o metabolismo do corpo, dando energia às células.
    This item has been hidden
  • Ultrassom da tireóide - O que eu ensino aos meus pacientes! Play all

    O Ultrassom é o principal exame para avaliar a morfologia da tireóide. Ele mostra se existem doenças estruturais, como os nódulos, mostra se a tireóide esta aumentada - o bócio, e mostra se pode existir doenças hormonais como o hipotireoidismo ou o hipertireoidismo
    This item has been hidden
  • Cirurgia de cabeça e pescoço - O quê essa especialidade trata? Play all

    A cirurgia de cabeça e pescoço é a especialidade médica que trata os tumores malignos ou benignos da região da cabeça e pescoço.

    É uma área relativamente nova no Brasil e ainda não possui muitos especialistas formados. A especialidade surgiu como uma ramificação da cirurgia oncológica e ainda mantém os mesmos princípios.

    Quando procurar um cirurgião de cabeça e pescoço?

    De uma maneira simples de entender, o cirurgião de cabeça e pescoço deve ser consultado quando houver qualquer um desses sintomas por mais de 15 dias:

    ferida na pele (suspeita de câncer de pele)
    afta na boca (suspeita de câncer de boca)
    rouquidão (suspeita de câncer de laringe)
    dor ao engolir ou engasgos (suspeita de câncer de faringe)
    nódulos no pescoço (suspeita de algumas doenças da tireóide ou metástases)
    Isso é importante pois a melhor estratégia contra o câncer é o diagnóstico e o tratamento precoce!
    This item has been hidden
to add this to Watch Later

Add to

Loading playlists...