Seja Você a Diferença
11,101
  • O que são Hábitos | Seja Você a Diferença

    261 views 3 months ago
    O que são Hábitos | Seja Você a Diferença

    Os hábitos são escolhas que a gente faz intencionalmente num determinado momento da nossa vida, que depois tornam-se automáticas, simplesmente paramos de pensar sobre elas e, mesmo assim, continuamos a repeti-las todos os dias. É claro em algum momento, todos nós tomamos uma decisão consciente sobre o que comer ou quando praticar uma atividade, mas depois paramos de fazer essas escolhas e esse comportamento se tornou automático. Essa é uma consequência natural da nossa neurologia e acontece porque nossa mente tem que processar um número imenso de informações que são bombardeadas todos os dias o tempo todo, e pra que ela consiga dar conta do recado sem se sobrecarregar, uma das principais funções que ela exerce é a de detectar os padrões e utilizá-los como atalhos, pra que haja um menor gasto de energia.

    Inscreva-se no nosso canal e torne-se o agente da sua própria mudança. Façamos juntos a diferença.

    Instagram http://instagram.com/sejavo...
    Facebook http://facebook.com/fefseja......

    Sites
    http://sejavoceadiferenca.c...
    http://innerselfterapias.co...

    O nosso dia-a-dia é um grande agrupamento de hábitos que foram sendo introduzidos com o passar do tempo, ao longo da vida e se transformaram num padrão, como por exemplo em que horário você gosta de tomar banho, o que prefere comer no café da manhã, ou que escolhe fazer antes de dormir. Ao entendermos como isso acontece, podemos reconstruir esses padrões do jeito que quisermos. Muitas vezes achamos que nossos hábitos têm pouca relevância, mas na verdade, eles fazem parte de 40% do nosso cotidiano, ou seja, passamos quase metade do nosso tempo no piloto automático, agindo de forma inconsciente, somente repetindo padrões e comportamentos que, muitas vezes, podem não estar contribuindo pra conquista dos nossos objetivos ou não estar trazendo resultados satisfatórios.

    Os hábitos podem se instalar de forma inconsciente, mas também podem ser construídos conscientemente, eles podem ser modificados de acordo com a nossa intenção e esta é a boa notícia!.

    Nós podemos transformar e mudar nossos hábitos, e não existe uma única fórmula para isso, existem milhares. As pessoas e os hábitos são diferentes e por isso a forma de identificar e mudar os padrões em nossas vidas, assim como os comportamentos e os desejos que nos levam a realizar esse hábitos, também são diferentes. Pode não ser um processo tão fácil, mas com o tempo e a persistência qualquer hábito. pode ser remodelado.

    Aqui vamos dar um exemplo, passo a passo, de como remodelar um hábito na prática:
    Vamos dizer que você tem o hábito de assistir televisão até a hora de ir dormir e quer introduzir o hábito de meditar à noite pra melhorar a qualidade do seu sono. Defina então o novo hábito - ex. praticar meditação por 20 minutos à noite.
    - reflita sobre o significado de introduzir essa nova prática na sua vida - que benefícios essa mudança vai te trazer e que diferença fará para você.
    - escolha um horário para a prática diária e cumpra-o impreterivelmente - ex. antes de dormir, às 22h
    - defina o ambiente onde vai praticar a meditação e certifique-se que esse será o melhor local para a prática - ex. sala de estar, quarto, etc.
    - comece com uma pequena meta e vá aumentando conforme ficar confortável - ex. inicie com 3 minutos de prática todas as noites, e na medida que esses 3 minutos se tornarem fácil, passe para 5, 10, 15 minutos, e assim por diante, até atingir a sua meta principal de 20 minutos.

    Como funciona o loop do hábito?

    Em nosso cérebro acontece um processo, chamado de loop neurológico, que de forma simplificada, é composto de 3 estágios.

    O primeiro estágio é o gatilho, um estímulo que dispara a rotina. O segundo é a rotina, que é o estágio mais fácil de ser identificado porque é o hábito em si, o terceiro, é a recompensa, que é um estágio importante porque é nele que os nossos desejos são satisfeitos.

    É essencial identificar os componentes do seu loop, ou seja, do seu ciclo pra compreender e modificar seus próprios hábitos.

    Nossos hábitos podem ser grandes aliados, mas também podem se tornar nossos piores inimigos. Se ficarmos atentos aos gatilhos e recompensas que são parte de determinados hábitos podemos mudar as rotinas, e com pequenas mudanças repetidas constante e consistentemente, já somos capazes de acabar com um velho padrão. Conforme você cria novos padrões, eles se tornam tão automáticos quanto qualquer outro hábito, é uma questão de engajamento e esforço. Seus hábitos podem ser transformados e isso depende de você.

    O que são Hábitos | Seja Você a Diferença Show less
    Read more
  • Popular uploads Play all

    This item has been hidden
  • This item has been hidden
to add this to Watch Later

Add to

Loading playlists...