Loading...

Entenda a Guerra no Oriente Médio - Faz 60 anos que o mundo acompanha esse conflito

100,212 views

Loading...

Loading...

Transcript

The interactive transcript could not be loaded.

Loading...

Loading...

Rating is available when the video has been rented.
This feature is not available right now. Please try again later.
Uploaded on Jan 4, 2009

Faz 60 anos que o mundo acompanha esse conflito no Oriente Médio, em 6 décadas foram muitos os momentos de altíssima tensão na região.

Entenda essa História de sangue, radicalismo e de tentativas fracassadas de paz.

Em maio de 1948 apoiando-se em uma resolução da ONU que determinava a partilha da Palestina em 2 Estados os Judeus declararam sua independência, criando o moderno Estado de Israel. Mas logo no dia seguinte o novo País foi invadido pelo Iraque, Líbano, Egito e Síria.
Os Israelenses resistiram e ainda ampliaram o território.

Em 1967, após varias ameaças e demonstrações de força militar do Egito, Israel deflagrou um ataque preventivo e teve inicio a guerra dos 6 dias. Ao fim dela,Israel tinha tomado a Faixa de Gaza, a península de Sinai, a Cisjordânia área onde fica Jerusalém, as Colinas de Golã, e a nascente do Rio Jordão fonte da maior parte da água consumida na Terra Santa.

Em 1973, um ataque surpresa no Ianckpur (dia do perdão para os Judeus), Síria e Egito fracassaram na tentativa de reconquistar os territórios perdidos.

Cinco anos depois, em 1978, os Egípcios assinaram um acordo histórico com os Israelenses, e o ato deu o premio Nobel da paz ao Presidente do Egito e ao então Primeiro Ministro Israelense.

Na seqüência, 1982, Israel invadiu o Líbano como o objetivo de destruir focos terroristas Palestinos. O Exército de Israel obrigou o então terrorista Arafati a fugir do Líbano. Durante a ocuipação, milícias Cristãs aliadas a Israel massacraram 800 refugiados Palestinos.

Israel retirou as ultimas tropas do Sul do País no ano 2000, mas 6 anos depois, 2006, lançou nova ofensiva provocadas pelos seguidos ataques com foguetes lançados pelo grupo Resbola.

Quando a primeira ente fada, O Levante, começou nos territórios Palestinos em 1987, Arafati comandava a Organização para Libertação da Palestina, um ano depois, Arafati renunciou ao terrorismo e passou a negociar a paz. A primeira ente fada duraria 6 anos e mataria 2000 pessoas, e nessa revolta nascia o Hamas.

Em 1993, um novo acordo de paz, e no ano seguinte, Arafati, o então Primeiro Ministro de Israel Isac Rabin, e o Ministro das Relações Exteriores Chimon Peres dividiriam o Nobel da paz. Israel começou a devolver os territórios ocupados, quando um radical Israelense assassinou Isac Rabin em Novembro de 1995.

Em 2000, o então Presidente Bil Clinton fez pressão, mas Arafati recusou a proposta que dava aos Palestinos o controle de 95% dos territórios ocupados. Dois meses depois, Ariel Sharon que liderava a oposição em Israel fez uma visita a parte Árabe de Jerusalém onde fica a Mesquita Alaxa, para os Palestinos foi uma provocação e começava uma nova ente fada.

Desde então até o fim de Novembro de 2008 ( de 2000 a Novembro de 2008 ), segundo a Organização de Direitos Humanos B´TSELEM os conflitos mataram 4.897 Palestinos, 580 Israelenses e 64 Estrangeiros.
Conflitos internos entre facções mataram mais 594 Palestinos.

Em Junho de 2008, Israel e o Hamas acertaram um cessar fogo de 6 meses, negociado pelo Egito. Mas desde Novembro de acusavam mutuamente de desrespeitar o acordo, e o Hamas anunciou que não renovaria o cessar fogo, os ataques com foguetes contra Israel se intencificaram e o Governo Israelense fez varias advertências antes de lançar a ofensiva, considerada por muitos uma resposta desproporcional aos ataques com foguetes do Hamas.

A nova serie de ataques veio a dois meses das Eleições em Israel e no momento que crescia a expectativa de retomada das negociações com a procimidade da posse do novo Presidente Americano.

E agora com o aumento da violência como fica o processo de paz no Oriente Médio?

by Hypermídia.:

Loading...

When autoplay is enabled, a suggested video will automatically play next.

Up next


to add this to Watch Later

Add to

Loading playlists...