Loading...

Angola, decada de 2000 em retrospectiva

7,473 views

Loading...

Loading...

Loading...

Rating is available when the video has been rented.
This feature is not available right now. Please try again later.
Uploaded on Dec 29, 2010

A Guerra Civil Angolana foi o confronto militar que ocorreu em Angola, logo após o fim da Guerra de Independência de Angola, em que os principais intervenientes foram o MPLA e a UNITA. Um terceiro elemento, a FLEC, movimento separatista que lutou pela independência de Cabinda desde 1975 até meados de 2000, levou a cabo as suas operações naquela província. A guerra foi travada em três períodos de grandes combates intervalados por períodos de paz: 1975-1991, 1992-1994 e 1998-2002.
A guerra terminou oficialmente no ano 2002, com a morte de Jonas Savimbi. O conflito resultou em cerca de 500 000 mortos .
Angola reencontrou a paz graças ao Acordo de Luanda, de 4 de Abril de 2002 , entre o governo do MPLA e a UNITA de Jonas Savimbi, morto pelo exército angolano em 22 de Fevereiro de 2002.
Com a paz, Angola tornou-se um vasto estaleiro de obras. Em poucos anos, os arranha-céus cresceram como cogumelos. Empresários angolanos bem situados nos círculos do poder, inspirados nas capitais do Golfo árabo-pérsico, sonham transformar Luanda numa cidade futurista. Angola, que em breve produzirá dois milhões de barris de petróleo por dia, tem de alardear os símbolos do seu poder... Deste modo, a famosa avenida que ladeia a baía, desde o porto até à fortaleza portuguesa do século XVI, será alargada para o lado do mar. Obras avaliadas em cerca de duzentos milhões de dólares, a realizar por construtoras privadas, as quais, em troca, obtiveram gratuitamente terrenos onde irão edificar, em frente da baía, prédios luxuosos avaliados em dois mil milhões de dólares.
O destaque tambem nesta década foi a presença de Angola no mundial de futebol na Alemanha em 2006, uma histórica qualificação protagonizada por um angolano, Oliveira Gonçalves que treinou a selecção angolana.

Loading...

When autoplay is enabled, a suggested video will automatically play next.

Up next


to add this to Watch Later

Add to

Loading playlists...