Loading...

Passado, Presente e Futuro

933 views

Loading...

Loading...

Transcript

The interactive transcript could not be loaded.

Loading...

Loading...

Rating is available when the video has been rented.
This feature is not available right now. Please try again later.
Published on Sep 17, 2012

Animadores brasileiros sempre se uniram por uma boa causa! No anos 80, por exemplo, um grupo capitaneado por Marcos Magalhães, Céu Délia e Flávio del Carlo refletiu sobre a paz no planeta. Em outra ocasião, Marcelo Marão reuniu animadores para extravasar as energias acumuladas em Engolervilha, um filme escatológico e bizarro. No mesmo espírito coletivo, o Animania mostra um novo filme feito por dezoito animadores mineiros para contar as andanças de um inconstante personagem: a Ameba Verde, do curta AnimaJazz.
No Jornal Flip Flap, uma visita a uma instalação que mistura passado e presente para produzir animação interativa. O animador Márcio Ambrósio investiga novas possibilidades para a animação, aliando tecnologia e novas mídias. Seu novo experimento é uma homenagem aos inventores da animação: uma releitura do zootrópio, o antigo tambor circular com desenhos em seu interior que, ao girar, cria a ilusão do movimento.
Na instalação 12i -- a Roda da Vida, o espectador é convidado a produzir uma animação em ciclo, usando seu próprio corpo que é fotografado em doze poses diferentes, reproduzindo danças diversas. As fotos, então, são instantaneamente projetadas numa máquina construída com madeira reaproveitada, na qual o publico pode se ver animado ciclicamente.
No Quadro a quadro, Stilpen conversa com Márcia Gomes Oliveira, diretora do Festival Urânio em Movimento, primeira mostra mundial sobre toda a cadeia da energia nuclear e os riscos da radioatividade, que fala sobre como a animação pode conscientizar sobre o tema em questão, que é de interesse púlico e fundamental para a sobrevivência da humanidade.
O festival dá visibilidade a vários diretores que, muitas vezes, arriscam suas próprias vidas para realizar o seu trabalho, como Roberto Pires, autor de Césio 137 - O Pesadelo de Goiânia, que faleceu por causa da contaminação com o césio, com o qual teve contato durante a produção do filme sobre o acidente conhecido como o Chernobyl do Brasil.

Com exclusividade, o Animania mostra o filme alemão Querido Sol, de Franka Sachse e Uli Seis, em que um vagalume se apaixona pelo sol. E por mais que ele pareça intocável, o inseto ainda permance feliz, até que uma guerra faz o sol desaparecer. Ao tentar achar o seu amor, o vagalume acaba por destruir não apenas o mundo mas a própria ideia de um final feliz.

Comments are disabled for this video.

to add this to Watch Later

Add to

Loading playlists...