Loading...

I Encontro do Programa Cidades Sustentáveis com as prefeituras signatárias

980 views

Loading...

Loading...

Loading...

Rating is available when the video has been rented.
This feature is not available right now. Please try again later.
Streamed live on Feb 15, 2017

O I Encontro do Programa Cidades Sustentáveis (PCS) com as prefeituras signatárias (gestão 2017/2020) será realizado em São Paulo no próximo dia 15, quarta-feira. O evento reunirá prefeitos, secretários e técnicos das prefeituras participantes do Programa. Foram convidados também representantes das cidades que aprovaram a Lei das Metas, das capitais e das cidades que ainda não aderiram ao PCS.

Representantes de organizações parceiras do PCS também estarão presentes: ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Associação Brasileira de Municípios (ABM), Oxfam Brasil, Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS, Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - PNUMA, Open Knowledge, entre outras.

Durante o evento, o Programa Cidades Sustentáveis apresentará as novas ferramentas que serão disponibilizadas para as prefeituras e para a sociedade, as quais contribuirão para aprimorar os instrumentos de gestão. São elas:

-- Anexo GPS/Indicadores e Guia de orientações para a elaboração de Planos de Metas - O material apresenta os 260 indicadores básicos do Programa Cidades Sustentáveis e sua correlação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), incluindo as metas propostas pela ONU. O trabalho apresenta a descrição de cada indicador, bem como as variáveis que os compõem, método de cálculo, eixo do Programa Cidades Sustentáveis ao qual estão associados, número do ODS e número da meta do ODS relacionado.

-- Guia de Ação Local para o Clima – Fruto de uma parceria do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, Secretariado para América do Sul e Programa Cidades Sustentáveis, com apoio da Fundação Konrad Adenauer, esta publicação irá auxiliar gestores públicos municipais na execução e/ou revisão de ações relacionadas às transformações do clima, para que assim possam preparar suas cidades para lidar melhor com os efeitos e impactos das mudanças climáticas.

-- Guia orientador para construção de Mapas da Desigualdade nos municípios brasileiros - Elaborado em parceria com a Oxfam Brasil e com apoio da Fundação Ford, o objetivo do guia é orientar e incentivar os municípios brasileiros a reunirem os indicadores e concretizarem seus próprios mapas. Com essa ferramenta em mãos, as cidades terão a oportunidade de elaborar um diagnóstico preciso de suas regiões administrativas e, com isso, implementar políticas públicas que contribuam para a superação da desigualdade.

-- Acesso à Justiça no Brasil: Índice de Fragilidade dos Municípios - Resultado de uma parceria entre a Open Society Foundations, o Programa Cidades Sustentáveis e a Rede Nossa São Paulo, a publicação, inédita no páis, sistematiza os dados existentes sobre o tema e propõe um índice para medir o nível de acesso à Justiça em cada município brasileiro. O objetivo é contribuir para a reflexão sobre as dificuldades para universalizar o acesso à Justiça, bem como sobre o seu impacto na construção de uma sociedade mais igualitária, republicana e democrática. Além de traçar um panorama do acesso à Justiça no Brasil, o trabalho analisa também as iniciativas institucionais destinadas a tornar esse direito mais efetivo.

Loading...

When autoplay is enabled, a suggested video will automatically play next.

Up next


to add this to Watch Later

Add to

Loading playlists...