Loading...

Roney Giah . Rádio Unesp FM

983 views

Loading...

Loading...

Transcript

The interactive transcript could not be loaded.

Loading...

Loading...

Rating is available when the video has been rented.
This feature is not available right now. Please try again later.
Published on Feb 9, 2011

Formado pelo Musicians Institute of Technology, em Los Angeles (EUA), em 1994, Roney Giah estudou com Pat Metheny, Scott Henderson, Frank Gambale, Joe Diorio, Joe Pass, Stanley Jordan, Jenifer Batten (ex-guitarrista de Michael Jackson) e Cat Gray (tecladista do Prince). De volta ao Brasil, o cantor e guitarrista lançou seu primeiro CD -- Semente --, indicado ao Prêmio Sharp 1998. No mesmo ano, concorreu ao Prêmio Visa (edição instrumental) e conquistou o segundo lugar no Festival Berklee/Souza Lima, em São Paulo. Teve também sua música Argila relançada no disco Pearl Brazilian Team 3, em uma coletânea de artistas brasileiros. Gravado nos estúdios Bebop, Groove e Paarmann, em São Paulo, o segundo CD Mais dias na Terra foi pré-selecionado na edição 2006 do Latin Grammy e pelo Prêmio TIM de Música.

Com o projeto de investir, em paralelo, na carreira no exterior por meio de contratos de comercialização das músicas e premiações internacionais das composições, Roney Giah tem consolidado a carreira internacional. Recentemente, o The Musicoz Award -- festival destinado a destacar artistas independentes em ascensão no cenário musical internacional -- indicou Giah à edição 2010, na categoria "International Artist". O compositor, cantor e guitarrista recebeu a indicação com as canções "Amar com E" e "Time is so still". Em sua nona edição, o The Musicoz Award é uma das principais premiações da indústria fonográfica australiana.

Com a composição Time is so still -- que integra o CD "Queimando a moleira", a ser lançado em abril de 2010 -- o músico recebeu uma importante distinção internacional, antes mesmo do cd ser lançado: a Menção Honrosa do Billboard World Song Contest, premiação criada pela revista norte-americana Billboard, considerada a "Bíblia" da música. Em 2008, Roney Giah foi o único músico brasileiro a receber Menção Honrosa do The John Lennon Songwriting Contest -- que tem a curadoria de Yoko Ono e júri formado pelos músicos Carlos Santana, Wyclef Jean, Fergie (Black Eyed Peas), John Legend, Al Jareau, Bob Weir (Grateful Dead), Lamont Dozier e Natasha Bedingfield -- na categoria World, pela música Amar com E, que integra o CD Mais dias na Terra.

Ainda em 2008, Giah foi convidado a participar da trilha sonora do filme norte-americano No pain, no gain e assinou um contrato com a gravadora inglesa ASTRANOVA Records para o lançamento da coletânea Yesterday´s tomorrow. Para a divulgação, a gravadora produziu podcasts shows disponibilizados em 107 países. Yesterday's tomorrow, que é comercializado pelo I Tunes, reúne sete faixas do cd Semente (1998), seis faixas do cd Mais dias na Terra (2006) e uma faixa bônus produzida com exclusividade para a ASTRANOVA. O interesse da gravadora ocorreu após Roney Giah ter as músicas Amar com E e A chuva -- do álbum Mais dias na Terra --, indicadas ao Track of the day pelos usuários do site Garage Band (www.garageband.com), portal de música norte-americano que tem a curadoria de George Martin, ex-produtor dos Beatles.

Em 2009, Roney Giah passou a integrar o portfólio do Jingle Punks, e-business musical que atua como um banco de dados de música independente. Com sede em Nova York, o Jingle Punks, dirigido por Jared Gutstadt e Daniel Demole, foi eleito pela revista norte-americana Business Week (2009), como um dos novos negócios mais promissores dos Estados Unidos. Com a parceria, a obra do compositor, cantor e guitarrista brasileiro está sendo disponibilizada para compor trilhas de filmes, séries de tevê e web. Entre os clientes do Jingle Punks estão as redes NBC, CBS, Viacom, Comedy Central, Vh1, MTV, Bravo, TLC, Starz e History Channel and A&E. Além de atender à indústria do entretenimento, a empresa tem contratos com agências de publicidade e branding.

As notícias sobre as premiações e parcerias com gravadoras foram publicadas pelos jornais e portais de notícias dos principais jornais dos Estados Unidos e Europa como New York Times, Washington Post, Herald Tribune, Hollywood Reporter, Msnbc, The Earth Times.

  • Category

  • License

    • Standard YouTube License
  • Music

  • Song

  • Artist

    • Roney Giah
  • Album

    • Queimando a Moleira
  • Licensed by

    • The Orchard Music (on behalf of Tratore); Tratore Distribuidora (Publishing), and 1 Music Rights Societies
  • Song

  • Artist

    • Roney Giah & Perseptom Banda Vocal
  • Album

    • Co'as goela e tudo
  • Licensed by

    • The Orchard Music (on behalf of Tratore); Tratore Distribuidora (Publishing), and 1 Music Rights Societies

Loading...

When autoplay is enabled, a suggested video will automatically play next.

Up next


to add this to Watch Later

Add to

Loading playlists...