Loading...

Chico Macena pede que o Metrô atenda Pirituba pela linha 6 laranja

330 views

Loading...

Loading...

Rating is available when the video has been rented.
This feature is not available right now. Please try again later.
Published on Aug 7, 2012

O SR. CHICO MACENA (PT) - (Sem revisão do orador) - Sr. Presidente, Srs. Vereadores, telespectadores da TV Câmara São Paulo e aqueles que acompanham o trabalho desta Casa pela internet, vim fazer um apelo ao Governo do Estado de São Paulo, ao Governador Geraldo Alckmin.

Durante algum tempo discutimos nesta Casa - foi um debate intenso - sobre a participação de São Paulo na Expo 2020, que ficou conhecido popularmente como Projeto do Piritubão. A Prefeitura enviou um projeto a esta Casa e tive a oportunidade de trabalhar em um substitutivo, no qual garantia áreas de proteção ambiental e áreas para construção de unidades de interesse social, compreendendo que isso tudo é compatível com o novo centro de exposições na cidade de São Paulo.

Em novembro, São Paulo terá de apresentar documentação técnica para poder concorrer e ganhar o direito de sediar a Expo 2020. Até um plano de ocupação da área foi amplamente discutido nesta Casa. Dentro da documentação técnica é necessário ter uma política efetiva para que as pessoas cheguem àquele local e tenham acesso àquela área, que implique em mudanças no sistema viário e, como também estava previsto, uma estação de metrô naquele local.

Para nossa surpresa, o Governo do Estado está licitando a linha e não consta a estação do Piritubão. Ela está fora do projeto. E não se trata só de um problema da Expo 2020. Aquela população de Taipas e de Pirituba necessita também de uma estação de metrô, de um transporte de alta capacidade para poder chegar mais rapidamente ao local de trabalho e ao Centro, porque sabemos que a Av. Raimundo Pereira de Magalhães é uma via que não comporta todo tráfego, que hoje lá existe.

Então, quero fazer aqui um apelo para o Sr. Governador. Se é verdade que a Prefeitura, na época o Sr. Kassab afirmou isso, tinha o empenho do Governo do Estado para São Paulo sediar a Expo 2020, como tem o compromisso da Presidente Dilma Rousseff de apoiar esse projeto, é fundamental ter a estação do metrô lá. Essa estação tem de ser incluída no edital de licitação do metrô e - de novo, quero afirmar - não apenas para viabilizar o Piritubão, mas para atender uma população carente da cidade de São Paulo e para atender a população de uma região que não dispõe de um transporte coletivo de qualidade para poder desafogar um sistema viário que hoje é muito estrangulado porque depende, sobremaneira, da Av. Raimundo Pereira de Magalhães.

O gesto do Governo do Estado de colocar a estação do metrô no edital e de viabilizá-la a tempo, talvez, seja a garantia necessária para a Prefeitura de São Paulo participar dessa disputa. Então, não adianta e não dá para convivermos

Não adianta e não dá para convivermos agora com o orçamento de mais uma, duas, três, quatro, cinco ou vinte linhas que só ficam no papel. Precisamos agora concretizar, efetivamente, para onde vai a nossa política de mobilidade e onde se dará a expansão do metrô e de que forma trabalharemos essa questão, de mobilidade sustentável na cidade de São Paulo.

Muito obrigado.

Loading...

Advertisement
When autoplay is enabled, a suggested video will automatically play next.

Up next


to add this to Watch Later

Add to

Loading playlists...