Loading...

Caracterizando o Jogo de Capoeira Angola

42,684 views

Loading...

Loading...

Transcript

The interactive transcript could not be loaded.

Loading...

Loading...

Rating is available when the video has been rented.
This feature is not available right now. Please try again later.
Published on Oct 7, 2007

Mestre FernandoRabelo orienta alunos da sua Academia Cambará sobre a forma que entende mais adequada para caracterizar o Jogo de Capoeira Angola. Estudantes podem ver a ginga no estilo Regional em http://br.youtube.com/watch?v=gWpgEf8...

Uma das grandes dificuldades a serem vencidas nas competições oficiais do Sistema Desportivo da Capoeira é a caracterização do Jogo de Angola por meio de seus movimentos. Isto porque durante o jogo nas competições não há como recorrer a outros recursos que não sejam exclusivamente expressões corporais. Os atletas e as atletas estão todos de branco e precisam jogar duas vezes durante cerca de dois minutos. Durante o jogo não podem cantar ladainha, utilizar bonezinho ou chapéu, tocar berimbau, nada, é só o corpo da pessoa com seu uniforme branco. Isto nas competições chamadas individuais em que há enfrentamento entre atletas das diversas entidades competidoras e um dos subsídios de avaliação é caracterizar o estilo de jogo, no caso, Angola.

Por isso, então, torna-se importante aos atletas e às atletas conhecerem meios de caracterizar o Jogo de Angola utilizando apenas movimentos e expressões corporais. E essa caracterização é relevante, não só para ganhar competições, mas também para compreensão do Jogo da Capoeira.

Quando nos perguntamos sobre como diferenciar o jogo de Angola dos outros estilos a resposta inclui a constituição da bateria, toques de berimbau,chamadas e passo a dois, manha, malícia, vestimentas típicas, mas ninguém tocará no ponto centralda questão que é caracterizar o Jogo de Angola pelo seu movimento fundamental, a ginga. A ginga é o movimento fundamental da Capoeira, portanto é na ginga que vamos encontrar a distinção fundamental entre o Jogo de Angola e os demais estilos.
Vejam, quando nós aceitamos que o movimento fundamental da Capoeira é a ginga, isto tem conseqüências teóricas e práticas. Se o Jogo de capoeira é um jogo de estratégia de movimentos e dentro dessa stratégia encontramos, no seu centro, o movimento fundamental que é a ginga, então, meus amigos e minhas amigas, é aí que vamos encontrar a necessária diferença entre o jogo no estilo Angola e o jogo nos outros estilos.
Há outras diferenças, mas esta é a principal. E é tão simples que tem passado despercebida pela maioria. Se observarmos cuidadosamente a ginga dos angoleiros formados de fato neste estilo, vamos descobrir que durante a ginga, quando um dos pés vai para trás o peso do corpo é deslocado,também, para trás. É nesse deslocamento do centro de gravidade para a perna de trás que reside a diferença.
As pessoas interessadas poderão verificar por si mesmas a veracidade do que foi dito. Basta refletir sobre o fato de que a ginga é o movimento fundamental da Capoeira e assistir jogos de capoeiristas experientes em Jogo de Angola, seja na internet seja ao vivo. Finalmente, experimente e sinta que de fato está jogando Angola quando executa a ginga apropriada.

  • Category

  • License

    • Standard YouTube License

Loading...

When autoplay is enabled, a suggested video will automatically play next.

Up next


to add this to Watch Later

Add to

Loading playlists...