Upload

Loading...

Alvéolos Pulmonares - Bruna e Joyce

61,248

Loading...

Loading...

Loading...

Rating is available when the video has been rented.
This feature is not available right now. Please try again later.
Uploaded on Mar 30, 2010

Vídeo produzido pelas alunas Bruna e Joyce do primeiro ano do ensino médio no quarto módulo (3D e Animação) do curso TECNOARTE na Escola Estadual Professor Fontes em Belo Horizonte no ano de 2009. Os cursos fazem parte de um projeto de pesquisa TECNOARTE financiado pela FINEP. Para maiores informações viste o site do LMDM (Laboratório de Material Didático Multimidia) http://www.labmultimidia.org

WIKIPEDIA: http://pt.wikipedia.org/wiki/Alv%C3%A...
Os alvéolos pulmonares são estruturas de pequenas dimensões, localizadas no final dos bronquíolos, onde se realiza a hematose pulmonar.
São cavidades diminutas que se encontram formando os pulmões nas paredes dos vasos menores e dos sacos aéreos. Por fora dos alvéolos há redes de capilares sanguíneos, derivadas dos vasos sanguíneos da pequena circulação. As paredes alveolares são muito finas e são compostas por uma camada única de células epiteliares planas, os pneumócitos tipo I. As moléculas de oxigénio e de dióxido de carbono difundem com facilidade por essas células, dos alvéolos para os capilares e vice-versa. Nesse epitélio também se encontram células de formato cúbico, os pneumócitos tipo II, que secretam o surfactante pulmonar. Essa substância reduz a tensão superficial dos líquidos pulmonares, que podem oferecer resistência considerável à expansão alveolar.(sem fontes)
A hematose pulmonar, ou troca gasosa ocorre durante a respiração orgânica do ser vivo e é o processo onde o oxigénio conduzido até os alvéolos no pulmão, passa para a corrente sanguínea para ser conduzido pelas hemácias e futuramente entrar nas células e ocasionar a respiração aeróbia na presença da glicose. Na hematose também ocorre o processo de eliminação do dióxido de carbono, produzido pela combustão combinada da glicose com o oxigénio, como resultado da respiração celular. O corpo humano é projetado para trabalhar ao nível do mar, por isto em voos de aeronaves a altitudes acima de 8.500 metros, devido à pressão atmosférica se ir reduzindo conforme a altitude, o ar começa a ficar muito rarefeito, então é necessário pressurizar a cabine da aeronave de maneira a se garantir uma coluna de pressão suficiente para que estes alvéolos pulmonares possam absorver o oxigénio do ar.

  • Category

  • License

    • Standard YouTube License

Loading...

Autoplay When autoplay is enabled, a suggested video will automatically play next.

Up Next


to add this to Watch Later

Add to