Loading...

Aquecedor solar de baixo custo

356,768 views

Loading...

Loading...

Transcript

The interactive transcript could not be loaded.

Loading...

Loading...

Rating is available when the video has been rented.
This feature is not available right now. Please try again later.
Published on Dec 31, 2007

O projeto aquecedor solar de baixo custo é destinado às famílias de baixa renda. Ele é coordenador pelo professor Néri de Vargas, do campus da UTFPR de Pato Branco.

A execução do projeto tem recursos do Governo Federal e será difundido nessa primeira etapa nos campus da universidade de Pato Branco, Cornélio Procópio, Ponta Grossa e de Curitiba, através de Cursos de Produção Cooperada de Aquecedores Solares de Baixo Custo utilizando placas de forro de PVC.

De acordo com o professor Vargas, o projeto deverá beneficiar, inicialmente, 64 famílias -mais 256 pessoas-com o conforto de água quente para banho, com custo energético reduzido.

Além disso, contribuiu de forma significativa na diminuição do consumo de energia elétrica no horário de pico. Em Pato Branco , o projeto vai ser desenvolvido em um dos conjuntos habitacionais, provavelmente no Bairro Planalto.

O objetivo final acrescenta Vargas, é fazer com que, o projeto venha a ser executado nos conjuntos habitacionais construídos pela União, Estados e cooperativas habitacionais.

O projeto deverá formar também, 16 multiplicadores do projeto distribuídos nos quatro campus, financiado pelo Programa de Apoio à Extensão Universitária PROEXT 2007 -- MEC- no valor de R$ 30.000,00.

Projeto: Coordenação do projeto é de responsabilidade do professor Neri de Vargas e a sua execução contará com a participação dos professores Jean Mark, campus Pato Branco, Marcelina Teruko Fujii Maschio, campus de Cornélio Procópio, Eliane Fernandes Pietrovski, campus Ponta Grossa e Vanessa Ishikawa do campus de Curitiba.

Loading...

When autoplay is enabled, a suggested video will automatically play next.

Up next


to add this to Watch Later

Add to

Loading playlists...