Loading...

Tocandira (Paraponera clavata) a formiga mais venenosa do mundo 'Steve Brackshall'

157,560 views

Loading...

Loading...

Transcript

The interactive transcript could not be loaded.

Loading...

Loading...

Rating is available when the video has been rented.
This feature is not available right now. Please try again later.
Uploaded on Mar 25, 2010

Tocandira (Paraponera clavata) é um inseto himenóptero classificado na grande família dos formicídeos, subfamília das poneríneas. De cor preta, chega a medir 25mm de comprimento. Ocorre da Nicarágua à Amazônia, região onde é também conhecida como tucandeira, tucanaíra, formiga-agulhada, formiga-cabo-verde, formiga-de-febre, formigão e outros nomes.
Dentro das matas, onde vive, a tocandira constrói ninhos subterrâneos na base das árvores, cujas copas utiliza para forragear. A maioria de suas atividades restringe-se ao período noturno. As picadas no homem causam manchas e calombos na pele, mal-estar generalizado e vômitos. A dor, profunda e penetrante, é sentida por períodos de 12, 24 ou até 48 horas. Compressas de água quente, na região atingida, auxiliam a difusão e conseqüente neutralização do veneno.
Algumas tribos de índios brasileiros, como a dos maués, submetem seus adolescentes a um rito de iniciação sexual que consiste em expô-los, a fim de testar sua valentia, às terríveis picadas da tocandira. Só os jovens que resistem à prova, por volta dos 14 anos de idade, são tidos por emancipados e aptos para o casamento.
Steve Brackshall explora a Amazônia em busca da venenosa formiga tocandira, a mais poderosa de sua espécie. Em um ritual indígena, ele será picado nas mãos por 300 delas e terá que suportar a dor./

EDIÇÃO E MONTAGEM: CRSS3
Aracatiara/Amontada/Itapipoca/Itarema.

Loading...

When autoplay is enabled, a suggested video will automatically play next.

Up next


to add this to Watch Later

Add to

Loading playlists...