Loading...

O Crescimento do Islamismo no Mundo

21,207 views

Loading...

Loading...

Transcript

The interactive transcript could not be loaded.

Loading...

Loading...

Rating is available when the video has been rented.
This feature is not available right now. Please try again later.
Published on Oct 28, 2009

O islamismo foi fundado pelo profeta Maomé (578-632 d.C.), em Meca, no ano de 622 d.C.. Toda a base da religião islâmica está no livro chamado de Corão ou Alcorão. De acordo com a doutrina islâmica, o conteúdo da obra foi revelado por Deus (Alá) a Maomé. Toda a vida religiosa, moral e política da comunidade gira em torno do Corão. Para o muçulmano, o Corão é a palavra ditada por Deus a Maomé e ninguém poderá acrescentar algo. O islamismo prega a fé num Deus único e a obediência irrestrita a suas ordens. O muçulmano é, antes de tudo, um submetido a Deus (muslim): "Aos olhos de Deus, a religião é a submissão" (Corão,3,19). O conteúdo do Corão é repleto de metáforas que podem ser interpretadas de várias maneiras. É por essa razão que grupos como o Taleban, no Afeganistão, cometem atos violentos em nome de Alá.
A religião de Alá é singular em vários aspectos. No culto islâmico não há lugar para música, nem para imagens. Nas relações sociais a poligamia é permitida aos muçulmanos: "Casai com quantas mulheres quiserdes, duas, três ou quatro: mas se temeis não poder tratá-las com eqüidade, então tende uma só" (Maomé). Segundo Maomé, os povos que não têm religião superior (caracterizada por livros sagrados) devem ser submetidos ao Islã.
Atualmente, o islamismo é a religião que mais cresce no mundo. São 16% a mais de fiéis a cada ano. O número de seguidores já é maior que o do cristianismo e já passou da casa de 1,1 bilhão - 20% do total de habitantes do planeta. Mais da metade desse número está na Ásia. Os Estados Unidos são, hoje, o lar de quase 4 milhões de muçulmanos, cinco vezes mais do que em 1970. Quase metade deles são negros. Há trinta anos, a França tinha onze mesquitas e hoje já são mais de 1.000. No início da década de 70, a Inglaterra possuía 3.000 muçulmanos. Agora, eles são 1 milhão. No Brasil, o número de seguidores de Maomé também cresce com rapidez. Há quarenta anos, o país abrigava uma única mesquita. Hoje são 52, freqüentadas por cerca de 2 milhões de fiéis. Dez anos atrás os seguidores de Alá no país eram todos descendentes de imigrantes árabes. Atualmente, milhares de brasileiros da gema já rezam virados para Meca.
Segundo pesquisadores que analisam o crescimento islâmico, o grande diferencial da religião e motivo principal da sua expansão é o contato direto com Alá, sem intermediários. Isso faz do Islã uma religião extremamente acessível. Já que não existe hierarquia e a fé pode ser praticada em qualquer lugar.

INFO:
http://variasvariaveis.sites.uol.com....

  • Category

  • License

    • Standard YouTube License

Loading...

When autoplay is enabled, a suggested video will automatically play next.

Up next


to add this to Watch Later

Add to

Loading playlists...