Loading...

POLITICANDO LUCIA REIS

657 views

Loading...

Loading...

Transcript

The interactive transcript could not be loaded.

Loading...

Loading...

Rating is available when the video has been rented.
This feature is not available right now. Please try again later.
Published on Nov 4, 2009

Programa multiplataforma que entrevista políticos de todo Brasil apresentado pela comunicadora BEATRIZ GRABOIS. neste episódio entrevistamos Lucia Reis uma das coordenadoras da CUT nacional.
HISTÓRICO
Minha militância política começou no período da ditadura militar.
Participei da luta pelo fim da ditadura, pela redemocratização do país, pela Anistia, da reorganização do movimento estudantil e da retomada da mobilização da sociedade de forma mais geral.
Ao começar meu curso universitário na UERJ, onde estudei engenharia civil passei a ter contato com uma série de pessoas, movimentos e organizações do campo da esquerda.
Participava das reuniões e das acões do Comitê Brasileiro pela Anistia, como as muitas manifestações de rua pela Anistia e por liberdade de manifestação, expressão e pela redemocratização do país. Ao mesmo tempo em que na minha universidade e estadual e depois nacionalmente da reconstrução dos centros acadêmicos, diretórios centrais, da UEE e da UNE. Fui das direções do centro acadêmico de engenharia e do DCE da UERJ.
Fui militante do MEP, participei da construção e legalização com obtenção de registro do PT.
Estive nas manifestações históricas, onde colocamos 1 milhão no Rio na Presidente Vargas pelas Diretas.
Junto outros estudantes e com apoio da sociedade e parlamentares tentamos impedir a derrubada do prédio da UNE pelo Figueiredo.
Participei de forma militante na eleição de candidatos do campo popular e democrático.

Através de concurso público, passei a ser funcionária pública federal, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, desde fevereiro de 1985, há 24 anos.
Fui da direção do SINTUFRJ, sindicato dos trabalhadores Técnico-administrativos da universidade por dois mandatos - 1996/98 e 1998/2000; da direção estdual da CUT/RJ, mandato de 1997/2000; da direção da CUT Nacional - membro da executiva a partir de agosto de 2000, onde cumpri três mandatos.
Atualmente, membro da direção nacional da CUT, eleita no congresso de agosto passado.

Na CUT, participei das muitas campanhas e mobilizações em busca de mudanças para o país e mais particularmente em defesa dos direitos dos trabalhadores. Seja em busca de mudanças, avanços, ampliação da sua organização e capacidade de mobilização seja em torno de uma pauta relativa à defesa do emprego, da ampliação de direitos, por mudanças de política econômica e de distribuição de renda.

Sugestões sobre o que falar :

Linhas gerais sobre o processo de mudanças para o país e a prioridade da continuação do projeto democrático-popular com a eleição de Dilma Roussef;

Aprofundamento da democracia, distribuição de renda, taxação de fortunas (relacionada à mudança na tabela do imposto de renda);

Papel decisivo da CUT-RJ na formulação e consolidação da política de valorização do salário mínimo e na queda do superávit primário ( de 3,8% do PIB para 2,5%);

Educação como estratégica para a ampliação de direitos e para o país mudar de verdade, para melhor;

Saúde Pública, papel do Estado, ampliação dos investimentos em políticas públicas, participação da sociedade no processo com mobilização;

Políticas para juventude e para as mulheres

Loading...

When autoplay is enabled, a suggested video will automatically play next.

Up next


to add this to Watch Later

Add to

Loading playlists...