Upload

Loading...

Rota - Ronda Ostensivas Tobias Aguiar

47,505 views

Loading...

Loading...

Loading...

Rating is available when the video has been rented.
This feature is not available right now. Please try again later.
Uploaded on Apr 20, 2009

Rota - Ronda Ostensivas Tobias Aguiar

BTA - A melhor polícia do Brasil

Como já havia sido adiantado em primeira mão pelo Blitz Policial e mais tarde comentado pelo Stive e Abordagem Policial, vem aí o Rota Comando, o filme da ROTA.
Para quem não conhece, a Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar - a Rota é a Tropa de Elite da Polícia Militar de São Paulo. Guardada as devidas proporções, seria o BOPE paulista.
Por enquanto o longa ainda está no começo da fase das filmagens, mas o marketing está a todo vapor. Já tem site oficial e um blog fazendo o serviço. As promessas são de um filme sobre polícia e violência com todos os ingredientes obrigatórios: perseguição, troca de tiros, morte, prisão, muita ação e polêmica.
A direção e o Roteiro são do estreante Elias Júnior. E a história é baseada no livro Matar ou Morrer, do ex-capitão da Rota e agora deputado estadual de SP, Conte Lopes.
Sinopse
O filme vai falar das principais ocorrências da Rota, contando a trajetória de três criminosos que atuavam na cidade de São Paulo.
O primeiro caso é de como um dos criminoso morreu em confronto com a ROTA. Em uma perseguição a um carro suspeito, os elementos atiraram contra os policiais e nesse confronto acontece sua morte.
Na seqüência há a trajetória de um bandido que veio do Rio de Janeiro para comandar o crime de São Paulo, matando e estuprando. E claro, se deu mal na mão dos boinas negras.
Por último, a história de um traficante que passa a fazer seqüestros por ter seu tráfico neutralizado pela "operação saturação", da ROTA.
O livro Matar ou Morrer
A trama é baseada no livro Matar ou Morrer, do ex-capitão da Rota e agora deputado estadual de SP, Conte Lopes. Conte é uma espécie de Capitão Nacimento, ou um Chuck Norris da Polícia Militar de São Paulo, uma lenda. Li o livro em 2005 (tem na biblioteca da Academia de Polícia Militar, futuros oficiais) e gostei. Conta a trajetória do Conte na Rota. Agora não lembro das histórias. A todo momento você se pergunta se teria acontecido daquele jeito mesmo. Se aconteceu, Conte Lopes é um herói de marca maior.
Lançado em 1994, este livro seria resposta a um outro livro, o Rota 66 do Caco Barcellos (lançado em 1992). O Rota 66 traz em um capítulo chamado "Deputado Matador", numa clara referência à Conte Lopes. O Rota 66 eu não li.
Elenco
Minha primeira curiosidade: quem é o ator que vai ser Capitão Conte na trama? Já sabemos que não é nenhum famoso. Segundo o jornal A Tarde, o longa conta com 150 atores, sendo 70 principais e 80 figurantes. Nenhum deles é conhecido do grande público e vieram do teatro.
Rota Comando x Tropa de Elite
Como já era de se imaginar, as comparações são inevitáveis. Ambos tiveram um livro que os antecede. O livro Elite da Tropa antecedeu o filme Tropa de Elite e o livro Matar ou Morrer, do Conte Lopes, antecede este filme da Rota. Ambos tem o seu Capitão Chuck Norris: Capitão Nascimento em um e Capitão Conte no outro. Ambos contam a história na visão dos policiais, e por aí vai.
No entanto, se o Tropa de Elite foi orçado em aproximadamente 10 milhões, o Rota Comando é uma produção independente orçado em "apenas" R$ 500 mil. Por enquanto a produção do filme ainda corre atrás de parceria e patrocínio. Salas de cinema, urso de ouro, oscar? Não, o Rota Comando é bem mais modesto. O alvo por enquanto são as locadoras e as lojas especializadas.
Cenas do filme
Nessa reportagem de algum telejornal do SBT sobre a nova onda do cinema brasileiro, de abordar temas de violência urbana, polícia e segurança pública, podemos ver algumas cenas das filmagens. Segundo a legenda, é uma filmagem do treinamento dos atores.

Divulgação: Jornal Comutário União dos Bairros de Guarulhos - UB
www.ub.jor.br

Apoio: Arnaldo Murdhock

CONSEG Vila Galvão e Vila Rio de Janeiro

CEESJCA - Comunidade Educacional Esportiva e Social do Jardim Cristin Alice

xxx

Scenes from the movie
In this story of some of SBT news about the new wave of Brazilian cinema, to address issues of urban violence, police and public security, we can see some of the scenes footage. According to legend, is a shot of the training of actors.

Disclosure: Official Comutário Union of Neighborhoods in Guarulhos - UB
www.ub.jor.br

Support: Arnaldo Murdhock

Can Galvão Town and Village Rio de Janeiro

CEESJCA - Educational Community Sports and Social Cristin Alice's Garden

Loading...

Advertisement
When autoplay is enabled, a suggested video will automatically play next.

Up next


to add this to Watch Later

Add to

Loading playlists...