Loading...

Restauro da Casa do Pinhal

61,767 views

Loading...

Loading...

Transcript

The interactive transcript could not be loaded.

Loading...

Rating is available when the video has been rented.
This feature is not available right now. Please try again later.
Published on Sep 8, 2016

http://www.casadopinhal.com.br

As terras onde se situa a Casa do Pinhal pertencem à família Arruda Botelho desde 1785. Em meados do século XIX, nestas terras foi implantada uma importante fazenda de café. Passando de geração em geração, a Casa do Pinhal permaneceu na família.

A necessidade de conservar o edifício levou à decisão de restaurar suas instalações e equipamentos; a complexidade do projeto exigiu a cooperação interdisciplinar de historiadores, arquitetos, museólogos, engenheiros, restauradores, marceneiros, pintores e demais profissionais especializados.

O objetivo foi preservá-la como casa histórica, notável exemplar da arquitetura rural paulista ligada ao ciclo do café.

O documentário RESTAURO DA CASA DO PINHAL é o resultado dos esforços de uma equipe que, durante três anos, registrou cerca de vinte e cinco horas de gravação, cuja edição resulta no presente documentário.

A produção foi coordenada pela historiadora da arte Maria Alice Milliet; os trabalhos de fotografia, iluminação, câmara e edição foram feitos por Fernando Andrade e Tiago Sala; a trilha sonora ficou a cargo de Rodolfo Valente e as locuções têm a voz de Vange Milliet; o roteiro e a direção foram realizados por Dalton Sala, historiador da arte.

Esta pequena equipe, trabalhando de modo coeso e dedicado, através de sucessivas visitas à Casa do Pinhal, debates constantes sobre o andamento do restauro, descobertas de pontos de vista, de relações visuais e suas significações, tratou o tema, tanto técnica quanto historicamente, de uma perspectiva diferenciada.

O resultado é um documentário que, realizado com a intenção de desenvolver uma linguagem visual adequada à documentação da arquitetura brasileira, retém o momento dos trabalhos de restauro e transmite o propósito com que foram realizados.



DALTON SALA:
Roteiro, Direção e Redação de Textos.

MARIA ALICE MILLIET:
Coordenação Geral.

TIAGO SALA:
Assistente de Direção, Câmera e Projeto Gráfico.

FERNANDO ANDRADE:
Fotografia, Câmera, Edição e Produção.

RODOLFO VALENTE:
Trilha Sonora.

VANGE MILLIET:
Locução.

LISA SHAW:
Tradução das Locuções.

VERÔNICA SALA:
Revisão de Textos.

Finalização de Som:

SHEN RIBEIRO:
Direção de Estúdio.

CARLOS "KK" AKAMINE:
Pós-Produção de Áudio.

ESTÚDIO SALAVIVA - CACHUERA!



Documentário - NTSC - Colorido - Formato: 16:9 - Widescreen - Áudio: Stereo - Região: All - Legendas: Português e Inglês - Duração aproximada: 45 minutos - Livre - São Paulo - Brasil - 2016

Loading...

When autoplay is enabled, a suggested video will automatically play next.

Up next


to add this to Watch Later

Add to

Loading playlists...