Loading...

A Escola Cidadã, por Paulo Freire

28,706 views

Loading...

Loading...

Loading...

Rating is available when the video has been rented.
This feature is not available right now. Please try again later.
Published on Nov 6, 2011

É aquela que se assume como um centro de direitos e um centro de deveres, onde a formação que se dá dentro do espaço e do tempo que caracterizam uma formação para a cidadania. É a escola que viabiliza a cidadania de quem está nela e de quem vem a ela não pode ser uma escola em si e para si, ela é cidadã na medida mesma também em que ela briga pela cidadania, pelo exercício e pela fabricação da cidadania de quem usa seu espaço.

A escola cidadã é uma escola coerente com a liberdade, é coerente com seu discurso formador e libertador. E é toda a escola que, buscando por ser ela mesma, luta para que educandos e educadores também sejam eles mesmos.

E como ninguém pode ser só, a escola cidadã é uma escola de comunidade, de companheirismo. É uma escola de produção comum do saber e da liberdade. Mas é uma escola que não pode ser jamais silenciosa, nem jamais autoritária. É uma escola que vive a experiência tensa da democracia. Em outras palavas, implica a experiência tensa, contraditória e permanente entre autoridade e liberdade.

________________________________________________
fala de Paulo Freire sobre a Escola Cidadã, 1997.
trecho do vídeo sobre a Escola Cidadã, editado pelo Instituto Paulo Freire.

Loading...

When autoplay is enabled, a suggested video will automatically play next.

Up next


to add this to Watch Later

Add to

Loading playlists...