Loading...

Taiji Bailong Ball - Portugal

2,281 views

Loading...

Loading...

Loading...

Rating is available when the video has been rented.
This feature is not available right now. Please try again later.
Published on Feb 24, 2012

A filosofia do Taiji Bailong Ball baseia-se nos valores socio-culturais da China, assentes na busca da harmonia, do equilíbrio contínuo e da preservação do meio. Em suma, é o princípio do Taiji. No Taiji Bailong Ball, cria-se um trabalho conjunto com a bola, a raquete, o corpo, os pensamentos e os parceiros, levando a uma unidade. Não se pretende o confronto nem o domínio através do jogo, mas sim atingir a compreensão e a reflexão da acção em busca dessa unidade.

Nesse sentido, o Prof. Bai Rong criou quatro princípios: o Rou, o Yuan, o Zheng e o Tui.

Rou 柔:significa leve, suave e macio. A actividade do sistema músculo-esquelético será feita com cuidado, de forma flexível e elástica, mas ao mesmo tempo dinâmica. A atitude mental no jogo com parceiros deve ser amigável e cooperante.

Yuan 圆:significa redondo. As trajectórias da bola são circulares e curvas. Para optimizar a trajectória devem efectuar-se movimentos harmoniosos, representando esferas e círculos interligados.

Zheng 整:significa holismo. As forças que actuam sobre a raquete e a bola têm que ser geradas a partir de todo o corpo. A actuação das pernas, dos quadris e da zona lombar impulsiona o movimento global. Nos jogos com parceiros, aplica-se a mesma ideia de unidade, funcionando o grupo como um todo.

Tui 退:significa retorno. Neste contexto, é entendido como um movimento circular que compreende o dar e o receber. Nos movimentos de recepção e de lançamento da bola, a atitude será de cedência e de aquiescência . Não se deve bater na bola, nem ao servir nem ao receber, mas sim desviá-la pelo mesmo processo.

Comments are disabled for this video.
When autoplay is enabled, a suggested video will automatically play next.

Up next


to add this to Watch Later

Add to

Loading playlists...