Loading...

Ganbare Nippon! Grupo Cultural WADŌ apresentando Irodori no Dique do Tororó em Salvador!

192 views

Loading...

Loading...

Loading...

Rating is available when the video has been rented.
This feature is not available right now. Please try again later.
Published on Apr 21, 2011

Ganbare Nippon! Unidos num só tom!
Dia 17 de abril de 2011 -- 10 horas

Grupos percussivos de todo o país se unem em homenagem às vítimas japonesas!

Apresentação da música Irodori com WADŌ Mirim.
------------------------------------------------------------------


Uma corrente de boas energias direcionadas ao Japão e o respeito às vítimas do tsunami e dos terremotos que afligiram o país.

Para prestar uma homenagem nacional, grupos de taiko de todas as regiões do Brasil se articularam em um evento único, o "Ganbare Nippon! Unidos em um só tom!". Pela primeira vez, todos tocaram juntos, ao mesmo tempo, com o mesmo objetivo, apresentando a música Kenka Yatai, cada um em sua cidade, formando uma corrente harmoniosa.

Arte percussiva artística, religiosa e secular para o povo japonês, o taiko propõe a união entre corpo e alma. Seu objetivo é sensibilizar todos à sua volta e irradiar energias dos tambores para a terra e tudo ao seu redor. Assim, grupos de diferentes partes do país se reuníram com a mesma intenção, projetando seus sentimentos em conjunto.

Em Kenka Yatai, os tocadores demonstraram como cada disputa pode se tornar inútil ao perceber o valor da união em torno de um ideal. Iniciada como uma disputa, a música se desenvolve até o instante em que todos abandonam suas diferenças e passam a usar suas energias com determinação e, em conjunto, ajudando uns aos outros. Com a escolha da composição de Yoichi Watanabe, os grupos pretenderam homenagear o período de desavenças no Japão e destacar a necessidade da solidariedade para superação do problema.

Salvador -- Na cidade, o evento ocorreu no Dique do Tororó, próximo à churrascaria Porteira. Houve a participação do Grupo Cultural WADŌ, único de taiko da Bahia. Às 9h30 o Conjunto Ateneu Musical Osvaldo Devay e o Coral Kosmos executaram os hinos nacionais do Brasil e do Japão, seguidos de um minuto de silêncio em respeito às vítimas japonesas. Às 10h, o WADŌ, se apresentou, unido em um só tom com grupos de taiko de todo o país. Ainda comporam o ritual, a exibição de grandes origamis de tsurus (aves que simbolizam Saúde, Felicidade e Força).

Grupo responsável pela articulação da manifestação nacional, o WADŌ planejou o instante como um grande elo, que passa por todo o país, em homenagem aos mais de 28.000 mortos e 250.000 desabrigados. Com milhares de afetados e danos que podem chegar a US$ 300 bilhões, as consequências do tsunami e de uma série de terremotos foram consideradas o pior impacto sofrido pelo país desde a Segunda Guerra Mundial. O objetivo do evento é mostrar que eles não estão sozinhos em sua dor, que apesar de qualquer diferença a união e a harmonia podem aumentar suas forças, como em Kenka Yatai.

Também colabora com o evento a Associação Cultural Brasil Japão do Estado da Bahia -- ACBJ-BA.

LIKA KAWANO
Coordenadora do Grupo Cultural WADŌ
(71) 3353-8791 -- 8819-5030
Salvador/BA

Loading...


to add this to Watch Later

Add to

Loading playlists...