Loading...

Avião da NOAR Caindo no Recife

39,323 views

Loading...

Loading...

Loading...

Rating is available when the video has been rented.
This feature is not available right now. Please try again later.
Published on Jul 13, 2011

13/07/2011 11h54 - Atualizado em 13/07/2011 13h04
Piloto informou pane 55 segundos após decolagem no Recife, diz FAB
Piloto de bimotor da Noar disse que tentaria pousar na praia de Boa Viagem.
Avião sumiu da tela às 6h54min18s; acidente deixou 16 mortos.
O piloto do bimotor da Noar Linhas Aéreas que caiu na manhã desta quarta-feira (13) no Recife, deixando 16 mortos, informou 55 segundos após a decolagem que apresentava problemas, segundo a Força Aérea Brasileira (FAB).
No relato à torre de controle, o piloto disse que tentaria pousar ainda na cabeceira 36 da pista do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre, de onde partiu as 6h51. A intenção do piloto era fazer o pouso de emergência no sentido contrário ao da decolagem.
Dois minutos depois, às 6h53min57s, o piloto retomou o contato com os controladores de voo, dizendo, desta vez, que não chegaria à pista e que tentaria pousar na praia de Boa Viagem. O centro de controle do espaço aéreo de Recife perdeu totalmente o contato com o avião e ele sumiu da tela do radar às 6h54min18s, quatro minutos após a decolagem.
A aeronave é um bimotor da empresa Noar Linhas Aéreas que saiu de Recife com destino a Mossoró, com escala em Natal.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que não irá suspender os voos da empresa e que a aeronave acidentada "estava com a manutenção em dia".
Pelo Twitter, a Noar declarou que está sensibilizada com o acidente e que vai prestar todo o apoio aos parentes das vítimas. A empresa divulgou nota no fim da manhã informando que cancelou seus voos nesta quarta-feira.
Segundo a assessoria de imprensa da Noar, o avião estava em operação há um ano. A empresa afirma que suas duas aeronaves são bimotores LET-410 que foram comprados novos na República Tcheca. A empresa começou suas operações diárias no Nordeste em 14 de junho de 2010.
Conforme informações no site da fabricante, o primeiro avião comprado pela Noar saiu da República Tcheca em 9 de março de 2010. A segunda aeronave adquirida pela companhia decolou em direção ao Brasil em 4 de junho do ano passado.
O modelo L-410, também conhecido como LET, é um bimotor turbo-hélice com capacidade para 19 passageiros e utilizado para o transporte em pequenas e médias distâncias. Em um ano, a Noar transportou 40 mil pessoas.
Com os dois aviões, a companhia realiza cinco voos diários para Maceió (AL), Natal (RN) e Mossoró (RN), tendo Recife como aeroporto de distribuição. No total, são 70 voos semanais. Em setembro de 2010, a companhia fechou aliança com a Gol Linhas Aéreas.

Parentes de vítimas começaram a chegar ao aeroporto onde o avião faria escala no Rio Grande do Norte por volta das 8h. Eles foram encaminhados ao auditório da Infraero e orientados a aguardar informações da empresa. Até o fim da manhã, a lista dos passageiros não havia sido divulgada.
O avião pousaria para desembarque de passageiros no aeroporto localizado em Parnamirim (RN), a 18 quilômetros de Natal, antes de seguir para Mossoró (RN).

Investigação
A Anac informou por volta das 9h30 que estava apurando informações sobre a situação da empresa Noar e da aeronave.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) confirmou enviou uma equipe para iniciar as investigações para fins de prevenção. O laudo sobre as causas da queda ainda não tem prazo para ser concluído.
Nota da FAB
Leia abaixo a íntegra da nota da Aeronáutica sobre o acidente:
"O Comando da Aeronáutica informa que nesta quarta-feira, 13 de julho, às 06:51h (horário de Brasília), uma aeronave bimotor L410 da Empresa Noar Linhas Aéreas decolou do Aeroporto de Recife. Ato contínuo declarou estar em situação de emergência e que tentaria pousar na praia de Boa Viagem.
A aeronave acidentou-se em um terreno baldio entre os bairros de Piedade e Boa Viagem, com totais perdas humanas e materiais.
No plano de voo foi informada a existência de 16 pessoas à bordo. Tal informação foi ratificada pela tripulação quando em contato inicial com a torre de controle, antes da decolagem.

A Aeronáutica iniciou as investigações para apurar os possíveis fatores que contribuíram para o acidente.".


O avião foi encontrado por volta das 7h em um terreno baldio próximo à Avenida Boa Viagem, no Recife.

A aeronave é um bimotor da empresa Noar Linhas Aéreas que partiu por volta das 6h51 da capital pernambucana com destino a Mossoró, com escala em Natal, conforme a Força Aérea Brasileira (FAB).

Assim que decolou, o piloto informou à torre de controle que estava em emergência e tentou fazer um pouso forçado em um terreno próximo à praia de Boa Viagem, no Recife. Testemunhas relataram aos investigadores da FAB no local que o avião explodiu. Não houve sobreviventes.

Fonte da informação: globo.com em 13/07/2011

Loading...

When autoplay is enabled, a suggested video will automatically play next.

Up next


to add this to Watch Later

Add to

Loading playlists...