Loading...

Farol é aberto para todos

833 views

Loading...

Loading...

Transcript

The interactive transcript could not be loaded.

Loading...

Loading...

Rating is available when the video has been rented.
This feature is not available right now. Please try again later.
Published on Jun 13, 2011

Soundslide relativo à abertura do Farol da Barra, um dos mais importantes cartões-postais de Salvador, ao público, elaborado pelos alunos do 5º Semestre de Jornalismo do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge) Hugo Gonçalves, Leonardo Martins, Luís Victa Filho e Thiago Bagues e orientado pelo professor Alberto Oliveira, da disciplina Telejornalismo.

Transcrição do texto da locução:

Situado na ponta da península onde se encontra Salvador, o Farol da Barra, uma das principais atrações turísticas da cidade, foi recentemente aberto à visitação pública. Parte integrante do complexo arquitetônico do Forte de Santo Antônio da Barra, o farol passou a ser aberto ao público no dia 18 de maio de 2011.

Da porção superior do monumento, é possível ver o encontro das duas águas: o Oceano Atlântico e a Baía de Todos-os-Santos. O traçado da arquitetura colonial atrai muitos turistas que visitam a primeira capital do Brasil, bem como os próprios soteropolitanos.

O farol, primeira construção desse tipo das Américas, foi originalmente construído em 1698 com o objetivo de sinalizar as embarcações que entravam na baía.

No Forte de Santo Antônio da Barra, edificado antes da fundação de Salvador, está instalado o Museu Náutico da Bahia, que é um dos seus atrativos. Único do gênero no estado, o museu reúne um valioso acervo de objetos arqueológicos submarinos, uma coleção de instrumentos de navegação e sinalização náutica, maquetes, miniaturas de embarcações de várias origens e uma exposição permanente sobre a geografia, a história, a antropologia e a cultura da Baía de Todos-os-Santos.

Além disso, explora a vida marítima, militar e administrativa da capital baiana. Seu acervo, resultado da primeira pesquisa submarina do gênero na história do Brasil, permite ao visitante viajar pela secular história do país através da mostra de utensílios domésticos, moedas, selos, botijas e materiais bélicos que ficaram submersos por cerca de 300 anos.

Antes mesmo de ter seu interior aberto à visitação, todos os anos, mais de 2 milhões de turistas já visitaram o Farol da Barra. Agora, o turista e o nativo têm mais uma opção de lazer. No monumento, cuja altura é equivalente a 22 metros, a luminosidade refletida por ele pode ser vista a uma distância de 60 quilômetros.

O Farol da Barra e o Museu Náutico, administrados pela Marinha do Brasil, funcionam de terça-feira a domingo, das 8:30 até as 19 h.

Ficha técnica
Imagens: Hugo Gonçalves, Leonardo Martins, Luís Victa Filho e Thiago Bagues
Texto: Hugo Gonçalves, Luís Victa Filho e Thiago Bagues
Locução: Luís Victa Filho
Edição de áudio: Thiago Bagues
Edição de imagens: Hugo Gonçalves e Thiago Bagues

Loading...

When autoplay is enabled, a suggested video will automatically play next.

Up next


to add this to Watch Later

Add to

Loading playlists...