Loading...

Bate-papo sobre: Saussure, cem anos de herança e recepções

4,453 views

Loading...

Loading...

Transcript

The interactive transcript could not be loaded.

Loading...

Rating is available when the video has been rented.
This feature is not available right now. Please try again later.
Published on Sep 19, 2016

Neste bate-papo, Carlos Alberto Faraco tratará do efeito Saussure, cem anos depois da publicação do Curso de Linguística Geral e Marcio Alexandre Cruz abordará o papel desempenhado por Saussure no desenvolvimento das noções de texto e de discurso.


Sobre os autores:

Carlos Alberto Faraco - Professor Titular (aposentado) de linguística e Língua Portuguesa da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Fez mestrado em linguística na Unicamp e doutorou‑se em linguística românica na Inglaterra, tendo feito um estágio de
pós‑doutorado em linguística na University of California (1996). Atualmente, é o coordenador da Comissão Brasileira junto ao Instituto Internacional da Língua Portuguesa da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa). Publicou
vários livros, entre os quais Linguagem & Diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin; Norma culta brasileira: desatando alguns nós; História sociopolítica da língua portuguesa.

Marcio Alexandre Cruz - Mestre em Ciências da Linguagem e Tradução pela Universidade Sorbonne Nouvelle ‑ Paris 3 e doutor em Letras e linguística pela Universidade Federal de Alagoas. Atualmente é professor adjunto de Língua Francesa da Universidade Federal de Alagoas e desenvolve um projeto de pesquisa apoiado pelo CNPq. Suas pesquisas giram em torno da problemática das recepções do pensamento de Saussure. Traduziu e prefaciou o clássico da linguística A vida da linguagem de William D. Whitney (Vozes, 2010); organizou juntamente com C. Piovezani e P.‑Y. Testenoire o livro Le discours et le texte: Saussure en héritage (Academia, L’Harmattan, 2016); publicou capítulos em livros, como “Saussure, l’origine du langage et la question du temps” em Les origines du langage et des langues (L’Harmattan, 2013) e “Uma contradição aparente em Saussure : o problema da relação língua‑história” em Saussure: a invenção da linguística (Contexto, 2013).

CONHEÇA AS OBRAS:

O efeito Saussure - https://www.parabolaeditorial.com.br/...

Saussure, o texto e o discurso - https://www.parabolaeditorial.com.br/...

PREENCHA O FORMULÁRIO E CONCORRA AO SORTEIO DOS LANÇAMENTOS:

• Saussure, o texto e o discurso: cem anos de heranças e recepções
• O Efeito Saussure: cem anos do curso de linguística geral.

Loading...

Advertisement
When autoplay is enabled, a suggested video will automatically play next.

Up next


to add this to Watch Later

Add to

Loading playlists...