Loading...

Coca e Pepsi se unem em comercial polêmico

687,095 views

Loading...

Loading...

Loading...

Rating is available when the video has been rented.
This feature is not available right now. Please try again later.
Published on Nov 5, 2008

A tradicional guerra das colas já trouxe momentos inesquecíveis para a propaganda mundial. No Brasil, a briga mercadológica entre as duas marcas é igualmente acirrada, e serviu de inspiração para a equipe de criação da então Standard, Ogilvy & Mather desenvolver em 1989 uma campanha para o cliente Araldite, marca de cola da Ciba-Geigy.

O filme Latas, como contou o publicitário Clovis Calia, que dividiu a direção de criação da campanha com José Fontoura da Costa, foi desenvolvido com a certeza de que causaria polêmica, motivo pelo qual nem solicitou autorização das duas multinacionais para o uso das embalagens no comercial. Começa com um fundo negro anunciando novidade na guerra das colas, seguido por uma forte batida de escola de samba como trilha. O filme exibe duas latas - uma da Coca e outra da Pepsi - se aproximando até que Araldite é aplicada e as duas ficam grudadas.

Esse comercial, produzido pela Jodaf e dirigido por João Daniel Tikhomiroff, fez sucesso no Festival de Filmes Publicitários de Cannes, e acabou trazendo um Leão de Ouro ao Brasil. O filme, criado por Carlos Castelo Branco e Fernando Mesquita, teve vida curtíssima na mídia, e muitos chegaram a considerá-la uma peça fantasma - ou seja, criada especialmente para participar de festivais publicitários.

Loading...

When autoplay is enabled, a suggested video will automatically play next.

Up next


to add this to Watch Later

Add to

Loading playlists...