Loading...

MAR ENGOLINDO PRAIAS - CENAS INCRÍVEIS NO MUNDO - O QUE CAUSA ESSE FENÔMENO DO ESPAÇO - LUA

156,824 views

Loading...

Loading...

Transcript

The interactive transcript could not be loaded.

Loading...

Rating is available when the video has been rented.
This feature is not available right now. Please try again later.
Published on Jul 13, 2019

O mar avançando sobre litorais no mundo todo, praias desaparecendo ,qual motivo e solução para isso
O avanço do mar é um fenômeno registrado no litoral dos 17 Estados brasileiros banhados pelo oceano Atlântico. Levantamentos recentes apontam que, além de avançar em uma velocidade acima do normal em alguns locais, o mar também está recuando em parte significativa do litoral, o que vem mudando o mapa litorâneo. Especialistas prevêem alterações ainda mais significativas nos próximos anos.
A costa do Estado de Alagoas caracteriza-se por grande desenvolvimento de estuários e manguezais, plataforma continental estreita, coberta por sedimentos carbonáticas e com grande desenvolvimento de recifes. Tal configuração, aliada ao fraco fornecimento de sedimentos pelos rios,confere a esta costa uma alta vulnerabilidade.

A presença de falésias vivas e de rochas mesozóicas da Bacia Alagoas, somadas à quase ausência de planícies e as ocupações do homem ao litoral, são responsáveis pelos graves problemas ambientais relacionados à erosão marinha que atinge as praias do Estado. A erosão marinha é mais evidenciada nos setores norte e central, sendo estes os mais ocupados e urbanizados do litoral alagoano.
Bahia
Tem 26% do litoral em erosão, 6% em progradação e 8% estabilizado por obras de engenharia. Os números mostram que a maior parte da linha de costa encontra-se em equilíbrio. Os principais casos de erosão estão associados à dinâmica de desembocaduras fluviais (migração lateral no caso de pequenos cursos d?água, mudanças na configuração das barras de desembocadura e variações naturais da vazão sólida e líquida). Outros casos de erosão severa estão associados à retenção de areia por instalações portuárias (Ilhéus) e em cabos inconsolidados (Caravelas). Os casos mais significativos de progradação foram verificados nas desembocaduras dos rios Jequitinhonha e Contas.
O levantamento aponta que há continuidade dos processos erosivos sobre a modelagem do litoral. A tendência tem sido agravada pela intensa urbanização. O uso urbano inapropriado é também responsável por eventos erosivos nos setores onde a linha de costa apresenta-se bastante recortada e com tendência natural a estabilidade. Tendências progradacionais são evidenciadas nas planícies costeiras próximas as principais desembocaduras fluviais como do rio Doce e rio Itabapoana, no limite com o Rio de Janeiro.
o mar avançando no mundo
seria isso eventos que vêm da interferência do espaço?
#mar #lua #misterios

Loading...

Advertisement

to add this to Watch Later

Add to

Loading playlists...