Loading...

PRINCIPAIS IDEIAS DE SÓCRATES

206,060 views

Loading...

Loading...

Transcript

The interactive transcript could not be loaded.

Loading...

Loading...

Rating is available when the video has been rented.
This feature is not available right now. Please try again later.
Published on Jul 12, 2013

Para ler o artigo na íntegra, acesse: http://www.zun.com.br/principais-idei...


Principais ideias de Sócrates

O filósofo Sócrates nasceu na Grécia por volta de 470 a.C. e é visto como um dos fundadores da filosofia ocidental.

Filho de um escultor de mármore e de uma parteira, foi soldado, escultor e senador, mas deixou tudo para trás para se tornar filósofo.

Dizendo que desde a infância ouvia a voz de Deus que o estimulava a divulgar seus pensamentos, passou a andar por Atenas como um pregador para ajudar as pessoas a descobrirem nelas próprias o conhecimento que as levassem a praticar o bem.

Entre suas principais ideias estava a pergunta "O que é a essência do homem?" que tinha como resposta: "O homem é a sua alma".

A alma é sua razão e o seu Eu consciente, o que diferencia o ser humano de todos os outros seres viventes.

Ele e outros filósofos sofistas abandonaram a preocupação em explicar a natureza para se dedicar ao universo humano. Mas Sócrates não concordava com as definições de valores éticos e morais que os sofistas tinham.

O filósofo não deixou nada por escrito, tendo suas ideias divulgadas em textos militares de Xenofonte, os cômicos de Aristófanes e principalmente nos textos filosóficos de Platão.

Discípulo de Sócrates, Platão o tornou personagem central de muitas de suas obras, entre elas "Banquete" e "Apologia de Sócrates".

Sócrates acreditava que todos já nascem com conhecimento e dizia que só o conhecimento que vem da alma é capaz de revelar o verdadeiro sentido do que é justo, bom e certo.

Para aplicar isto, elaborou um Método Dialógico que chamou de Maiêutica. Dizia que como uma parteira ajudava a dar a luz a uma vida, o filósofo traria luz para a verdade, bastando usar a razão.

Sócrates questionava as pessoas disposto a ouvir seus argumentos. Porém, quando estes estavam errados, com seu senso de humor desorientava o ouvinte tentando o convencer de sua contrariedade em suas reflexões, levando a pessoa a admitir sua falta de conhecimento.

O filósofo elaborava essas perguntas por acreditar que só existia um jeito de conhecer a verdade: Conhecendo-se a si mesmo.

Para ele só quem conhece a si mesmo sabe que não sabe, e esta para ele é a grande virtude, tanto que afirmava "Só sei que nada sei" e "Quanto mais sabe que não sabe, mais sábio é o homem". Já os que pensam ao contrário, na sua concepção, seriam os mais tolos.

Foi considerado o homem mais sábio de todos. Em revolta, Sócrates teria procurado políticos, poetas e artífices para provar que eles, por seus ofícios, eram mais sábios. Mas decepcionado por seu orgulho e arrogância, confessou ter entendido o que significava ser sábio.

Sábio é aquele homem capaz de perceber suas imperfeições, compreender as ilusões das aparências, perceber seus limites, e com a razão, controlar-se. Só assim ele saberá purificar o seu coração, a sua alma e agir com honestidade.

A crítica feita às 3 categorias de cidadãos resultou em ódio e vingança, por isso foi condenado a morte por envenenamento decidido por um tribunal. Sócrates foi acusado de 2 crimes: corromper os jovens com sua ideias revolucionárias e negar a existência dos deuses de sua terra.


"Se de fato é como um sono, a morte seria um maravilhoso presente. Por quanto todo tempo se resume a uma única noite. Se ao contrário, a morte é uma passagem deste para outro lugar, e que lá se encontram todos os mortos, qual o bem que poderia existir, ó juízes, maior do que este? Mas, já é hora de irmos. Eu para a morte, e vós para vivê-las. Quem vai para a melhor sorte? Isso é segredo. Exceto para Deus."

Como não abriu mão de suas ideias para se libertar da condenação, Sócrates foi morto aos 71 anos.

Loading...

When autoplay is enabled, a suggested video will automatically play next.

Up next


to add this to Watch Later

Add to

Loading playlists...