Upload

Loading...

euronews business planet - "Eco-Inovação": Quando a união faz a força

428 views

Loading...

Loading...

Loading...

Rating is available when the video has been rented.
This feature is not available right now. Please try again later.
Published on Apr 16, 2012

http://pt.euronews.com/ O saneamento do bambu. Este sistema de tratamento de águas residuais foi idealizado por uma PME do sul de França especializada em "eco-estações" de purificação.

O bambu atua como um verdadeiro filtro sem emitir odores ou lama durante o processo de limpeza. Além disso pode ser reciclado depois de cortado. O desafio agora passa por industrializar o sistema, como explica a diretora-geral da Phytorem, Veronique Arfi: "Aproveitámos esta ocasião para poder aceder ao mercado e industrializar o nosso sistema de saneamento. Uma oportunidade para nos apresentarmos aos nossos futuros clientes."


Com o intuito de internacionalizar este projeto denominado "Briter Water", a empresa associou-se a mais três PME europeias e a um conhecido grupo agroalimentar.

O consórcio submeteu o projeto à Agência Europeia para a Competitividade e Inovação, que depois de um exame exaustivo atribuiu uma subvenção equivalente a metade dos 700 mil euros necessários para o arranque desta estação piloto.

"Investimos cerca de 300 mil euros para a concretização do projeto, para que seja mais do que uma estação piloto, porque queremos que possa ser explorado a nível industrial. É isso que procuramos", explica Romain Sadak, coordenador de segurança e ambiente na empresa Refresco.

Desde o arranque do projeto, em 2009, Véronique Arfi instalou este inovador sistema de saneamento em dois complexos industriais franceses. Nesta fase estão já em marcha outros projetos a nível internacional: "O Britter Water funciona como uma vitrina que nos permite procurar parceiros a nível internacional. Podemos dizer-lhes: Vejam o que desenvolvemos com esta tecnologia. Vejam o que somos capazes de fazer e exportar. Procuramos sócios para desenvolver projetos fora das nossas fronteiras."

A empresa acaba de ver nascer duas filiais numa "joint-venture" na ilha francesa da Reunião e na Maurícia. Israel analisa o desenvolvimento de projetos idênticos.

Sigam-nos:
No YouTube: http://bit.ly/zYBTAR
No Facebook: http://www.facebook.com/euronews.fans
No Twitter: http://twitter.com/euronewspt

Loading...

Advertisement
to add this to Watch Later

Add to

Loading playlists...