Loading...

Córtex 2 - Mídia, favela e a pacificção. Um passeio com Raull Santiago

6,435 views

Loading...

Loading...

Rating is available when the video has been rented.
This feature is not available right now. Please try again later.
Published on Mar 3, 2016

Segundo episódio de Córtex. Bruno Torturra conversa com o jornalista Raull Santiago em uma caminhada pelo Complexo do Alemão. 4 anos depois da instalação da Unidade de Polícia Pacificadora no Alemão, os conflitos estão intensos como nunca na favela. Mas é preciso lembrar que a falência das UPPs é também uma falência midiática, também é o fracasso da forma como o mainstream entende e narra a vida e os conflitos nos morros e periferias.
Um dos fundadores do Coletivo Papo Reto, Raull representa como poucos a revolução da informação produzida por moradores de favelas. E como a partir de jovens como ele um novo e revolucionário jornalismo pode transformar a compreensão pública sobre a vida na favela, os conflitos, violência policial e, principalmente, sobre as causas sistêmicas da injustiça e violência que afetam essas comunidades.

Em um passeio sem cortes, em uma conversa aberta, Raull fala sobre como o Alemão encara a UPP, a miopia da imprensa, a importância do comunicador do território, os efeitos e opiniões do morro em torno da Guerra às Drogas, sobre como redes de comunicação transformam a vida na favela. E sobre como o celular foi sua arma para buscar justiça e paz dentro e fora do Alemão.

Apresentação e edição: Bruno Torturra
Direção: Susana Jeha
Produção e pesquisa: Maria Shirts
Câmeras: Emiliano Capozoli e Maria Shirts

Loading...


to add this to Watch Later

Add to

Loading playlists...