Loading...

Aurora Miranda: Tico-tico no fubá (em Esperanto)

98,018 views

Loading...

Loading...

Rating is available when the video has been rented.
This feature is not available right now. Please try again later.
Published on Mar 3, 2009

Eis uma curiosidade na discografia de Aurora Miranda (20/04/1915 - 22/12/2005): a cantora interpreta "Tico-tico no fubá" - um dos clássicos da MPB gravado pela irmã Carmen Miranda - em Esperanto, língua internacional criada por Lázaro Luis Zamenhof, da Polônia, em 1887. A música, de Zequinha de Abreu, virou "Zonotriko en la faruno". O objetivo do Esperanto é torná-lo como segunda língua de cada indivíduo, sem desprezar os idiomas nacionais. Dizem que é relativamente fácil de se aprender. No Brasil existem muitos adeptos e sua atuação é constante. Saiba mais a respeito do Esperanto através do site http://esperanto.org.br/p/

A gravação aqui apresentada por Aurora Miranda é uma das faixas do LP "Brazilo kantas por pli bona mondo" (O Brasil canta por um mundo melhor), de 1970, e foi idealizado pelo professor Sylla Chaves, um dos mais importantes esperantistas brasileiros, membro da Academia de Esperanto, jornalista, escritor e poeta. O álbum apresenta ao público uma amostra do que é o Esperanto, através de uma seleção de poemas e clássicos musicais de consagrados autores brasileiros, vertidos para esta língua por Sylla Chaves. Aurora participa do disco em mais duas faixas - "Tuj, tuj, balon" (Cai, cai, balão - de Assis Valente) e "Neniu amas min" (Ninguém me ama - de Fernando Lobo e Antonio Maria). Também participam do álbum Franca Fenati, Antonio João e Sylla Chaves. Os arranjos e regência são do maestro Cipó.

Este vídeo traz cenas de Aurora Miranda no desenho animado "Você já foi à Bahia?" ("The Three Caballeros"), de Walt Disney, produzido em 1944. No filme, considerado um dos ícones da evolução dos efeitos especiais no cinema, a cantora interpreta "Os Quindins de Iaiá", de Ary Barroso. Segundo o escritor e jornalista Ruy Castro, na biografia que escreveu de Carmen Miranda, toda a parte musical do filme foi executada pelos remanescentes do Bando da Lua, grupo de apoio da Pequena Notável, acompanhado de grande orquestra. Aloysio de Oliveira, líder do conjunto, aparece no filme como um dos dois capoeiras em luta contra o dançarino americano Billy Daniels.

Aurora iniciou a carreira em 1933, quando gravou pela Odeon o primeiro disco, a marcha junina "Cai, Cai, Balão" em dupla com Francisco Alves, conhecido como O rei da voz, título que mais tarde seria dado a Agnaldo Rayol. O disco fez muito sucesso e, no mês seguinte, novamente com Francisco Alves, lançou o fox-trot "Você só... mente" (de Noel Rosa e Hélio Rosa), que se transformou também em grande êxito.

A artista foi a segunda maior cantora do Brasil na década de 30, e só perdia para a imbatível irmã - ou seja, a notoriedade ficava toda em família. Foi a primeira a gravar "Cidade Maravilhosa", hoje hino oficial da cidade do Rio de Janeiro, em dupla com o compositor André Filho, em 1934. As duas irmãs imortalizaram a canção "Cantoras do Rádio" (João de Barro, Lamartine Babo e Alberto Ribeiro), no filme "Alô, Alô Carnaval". Aurora trabalhou nos filmes Banana-da-terra (1939), Alô, Alô, Carnaval (1936), Estudantes (1935) e Alô, Alô Brasil (1935). Em 1940, se casou com Gabriel Richaid e foi morar nos Estados Unidos, onde fez outros filmes, deixando sua carreira em segundo plano aos 25 anos.

Quando voltou ao Brasil, em 1952, lançou outro clássico da MPB, "Risque", de Ary Barroso, imortalizado na voz de Linda Baptista. Em 1956 apresentou-se no show de Carlos Machado Mr. Samba, em homenagem a Ary Barroso. No mesmo ano, regravou em LP pela Sinter oito antigos sucessos seus, e lançou dois discos pela Odeon, encerrando sua marcante carreira, em que deixou gravados 81 discos e 161 músicas em 78 rotações. Aurora Miranda ainda voltou ao cinema em 1989, no filme "Dias melhores virão, de Cacá Diegues, numa participação especial em que canta "Você só... mente".

Loading...

When autoplay is enabled, a suggested video will automatically play next.

Up next


to add this to Watch Later

Add to

Loading playlists...