Loading...

Estrabismo tem cura? Dra.Carine - www.iorj.med.br

11,503 views

Loading...

Loading...

Transcript

The interactive transcript could not be loaded.

Loading...

Rating is available when the video has been rented.
This feature is not available right now. Please try again later.
Published on Dec 9, 2017

www.iorj.med.br TEL: 21- 3717-0490
Segundo a médica, Dra. Carine Bragança Sobreira, O estrabismo é um termo utilizado para caracterizar a perda do alinhamento ocular. Normalmente, olhamos para um mesmo objeto com os dois olhos. Se um dos olhos fixa em um objeto e o outro se encontra desviado para dentro, para fora, para cima ou para baixo, temos um paciente com estrabismo.

O estrabismo é classificado como convergente (quando o desvio do olho é para dentro), divergente (quando o desvio do olho é para fora) ou vertical (quando o desvio é para cima ou para baixo). Dentro de cada uma dessas condições existem diversos subtipos de estrabismo, cada um com suas características próprias e seus tratamentos específicos.

Existe uma parcela de pacientes que nasce estrábica. Geralmente os bebes com poucos meses de vida podem apresentar um descontrole dos movimentos oculares e isso não representa necessariamente um estrabismo. Contudo, após 4 a 6 meses de vida, a persistência desse descontrole pode caracterizar um estrabismo necessitando de um acompanhamento oftalmológico com um especialista no assunto.

Os estrabismos também podem surgir ao longo da infância ou até mesmo na fase adulta. Nesse último caso devemos investigar doenças sistêmicas como diabetes ou causas neurológicas. Quando o estrabismo surge na infância temos o risco do não desenvolvimento adequado da visão do olho que se encontra desviado, o que chamamos de ambliopia ou olho preguiçoso.

Quando adquirido ao longo da vida, o estrabismo causa como principal sintoma a visão dupla, o que chamamos tecnicamente de DIPLOPIA.

O tratamento depende do tipo específico de estrabismo e pode incluir o uso de óculos, o uso de tampão, a aplicação de toxina botulínica, os exercícios ortópticos(em alguns casos bem específicos) e cirurgia.

Devemos destacar que na infância, o principal objetivo é preservar a função visual e a cirurgia para alinhar os olhos, muita vezes, é realizada posterior a isso.

Os oftalmologistas pediátricos sugerem como rotina que a primeira consulta deve ser realizada ao nascimento com o teste do reflexo vermelho ( que é lei no RJ), aos 6 meses de vida para realização de testes da visão, avaliação do grau e fundo do olho e apos isso pelo menos 1 vez ao ano podendo ser necessárias visitas mais frequentes de acordo com cada caso.

Em caso de dúvidas, atende sua consulta:
Tel: 21- 3717-0490
Tel: 21- 99646-1009
www.iorj.med.br

Venha conhecer o IORJ e enxergar o mundo com outros olhos!

COMPARTILHE o vídeo e ajude autras pessoas com estas informações!

SUGIRA um tema, pode ser através dos comentários em nosso site!

Visite nossa página no Facebook: www.facebook.com/InstitutoOftalmologiaRioDeJaneiro/

Loading...

When autoplay is enabled, a suggested video will automatically play next.

Up next


to add this to Watch Later

Add to

Loading playlists...