Loading...

DICAS BÁSICAS DE COMO OPERAR SATÉLITE DE RADIOAMADOR - SO-50 E FOX1A

16,021 views

Loading...

Loading...

Transcript

The interactive transcript could not be loaded.

Loading...

Rating is available when the video has been rented.
This feature is not available right now. Please try again later.
Published on Jul 3, 2016

Fiz este vídeo com o intuito de ajudar aos amigos que estão tentando operar satélites de radioamador e também àqueles que estão buscando informações de como realizá-lo.
Notei que muitos tem problemas ao seguir o satélite e outros em manter a escuta enquanto o satélite está orbitando a terra (Efeito Dopler). Tento aqui demonstrar os sinais de que o satélite está próximo e de que você está na frequência correta e também a preparação prévia do local onde o satélite irá surgir e onde ele irá desaparecer, para que você não corra o risco de apontar a antena para um local onde o satélite não estará. Com esta linha imaginária no céu, você deverá segui-la em busca do satélite e ir trocando as frequências pré-programada no HT.
Infelizmente quando o satélite estava no auge, a região Norte do Brasil sofreu interferências ionosféricas e não foi possível contatos, mas logo após, a Nordeste, o SO-50 voltou com os amigos de Teresina-PI e outros. Muitos reclamaram desta passagem por causa da QRN encontrada em alguns lugares do país. Mas isto é normal. Às vezes está tudo limpo e do nada a RX suja.
No final da tarde peguei o Satélite FOX1a. Tentei mostrar a operação com este satélite por um HT e antena direcional, algo bem difícil pois o Fox1 tem um problema de RX e não recebe sinais vindos da terra com menos de 10 watts (E um HT geralmente tem por volta de 5 watts em UHF, no máximo, alguns deles, dizem chegar a 8 watts)... É necessária uma potência maior para trabalhá-lo, portanto. Utilizei um HT FT60r + uma Antena MoxonZBZ + no SO-50 e uma MoxonZBZ no Fox1 disponíveis em www.qsl.net/py4zbz/antenas/ms.htm . Para rastrear os satélites utilizei o ISS Detector para sistema Android disponível no site da ARSATC/Downloads. Espero que gostem. Maiores informações em WWW.ARSATC.ORG ou no grupo do Facebook : ARSATC...Se deixarem seus contatos nos comentários com indicativo de radioamador e contato Whats App ou Telegram irei ajudar no que puder. 73/51 DE PQ2HX

Loading...

to add this to Watch Later

Add to

Loading playlists...