Loading...

The Baggios - Limaia ( Clipe Oficial)

131,923 views

Loading...

Loading...

Rating is available when the video has been rented.
This feature is not available right now. Please try again later.
Premiered Feb 13, 2020

"Limaia": https://ffm.to/limaia
Escute "Vulcão" indicado ao Grammy Latino 2019: http://smarturl.it/baggiosvulcao
Instagram: https://www.instagram.com/thebaggios/
Twitter: https://twitter.com/thebaggios

°
O nome “Limaia” vem das limalhas de ferro que são misturadas com pólvora para dar grande brilho ao rojão das espadas. Essa por sua vez é feita de pedaços do caule de bambu ôco, onde é socada uma grande quantidade de pólvora com limalha, argila (para tapar a frente e o fundo da taboca) e amarrada por cordas de sisal para reforçar o bambu. Essa peça de fogo de artifício que corre no chão, zigue-zagueando, é coisa típica do São João nordestino e principalmente em Sergipe, onde há uma tradição de guerra de espadas ou limaias como é conhecido os busca-pés (um tipo de espada que explode) de tamanho avantajado.

Em Junho na cidade de São Cristóvão-SE, a Caceiteira de Mestre Rindú, existente há mais de 130 anos, criou o ritual do cortejo para festejar a entrada do seu principal mês. Com esse cortejo originou-se a festa do mastro da cidade, onde os moradores buscam na mata uma árvore velha e a coloca no meio de uma praça, penduram prêmios diversos e armam uma fogueira no seu tronco cantando até a madrugada, esperando o mastro cair e assim garantirem seus presentes. A música é feita com zabumba, tarol, ganzá e cantigas antigas e tem muita dança, tudo isso somado a espadas, busca-pés, pitus e bombas. Em 1978 um grupo de moradores mais rebeldes levaram cachaça para os cortejos deixando o Mestre Rindú contrariado, e isso fez gerar o grupo da caceteira dos macacões com a turma que gostavam de uma farra mais intensa regada a álcool.

Viva a cultura popular sergipana! Viva a caceteira! Viva os fogueteiros! Viva!
°
Direção: Raphael Borges
Fotografia: Vicente Otavio
Edição e Finalização: Julio Andrade
Produção: Kika Medeiros
Assistente: Val Santos
Assistente 2: Edu Freire
Still: Fernando Correia
°
Agradecimentos: Fernanda Marques, Eluar, Marco Aurélio, Edu Freire, Heraclito Rollemberg, Ailton do Bar, Museus dos ex-votos, Crides Fogueteiro, Danilo Dorneles e a Turma da Fogueterada

  • Song

  • Artist

  • Licensed to YouTube by

    • Altafonte Music Distribution (on behalf of Toca Discos)

Loading...

Advertisement
When autoplay is enabled, a suggested video will automatically play next.

Up next


to add this to Watch Later

Add to

Loading playlists...