Loading...

ANÁLISE DE CONJUNTURA - RENÊ MUNARO

20 views

Loading...

Loading...

Transcript

The interactive transcript could not be loaded.

Loading...

Loading...

Rating is available when the video has been rented.
This feature is not available right now. Please try again later.
Published on Oct 23, 2017

No dia 10 de outubro de 2017 o mandato do Profº Lino Peres organizou um encontro para debater a conjuntura política nacional, no qual palestraram o presidente do Sintrasem, Renê Munaro; o deputado federal, Pedro Uczai; a professora Elenira Vilela; o historiador, Paulino Cardoso, e a advogada popular, Daniela Felix. Confira no vídeo, a fala, na íntegra, de Renê Munaro, sindicalista e militante da corrente política O Trabalho, vinculada ao Partido dos Trabalhadores (PT).

Renê começou traçando um paralelo com o contexto internacional ao relacionar a luta de trabalhadoras e trabalhadores em países da Europa, América Latina e aqui no Brasil. Para ele não há o ‘endireitamento’ da classes trabalhadora: “o que existe é uma política de abstenção no mundo todo e de descrença nos partidos que a classe tinha como referência à partir da coalizão que eles fizeram com setores da burguesia”.

O golpe no Brasil e as retaliações em outros países da América Latina ilustra os risco dos governos que ousam tomar medidas em defesa da soberania da nação, em contraposição ao imperialismo. A destituição da presidenta eleita Dilma Rousseff ocorreu para aplicar uma política de austeridade, afinal a conciliação de classes que o PT fazia não servia mais para a burguesia internacional. Na sua avaliação, uma eleição no país hoje sem Lula é fraude. No entanto, não basta uma candidatura sem um programa que contemple as reformas urbana, agrária e política; que anule as medidas anti-operárias que foram tomadas no governo atual; retomar e refundar as instituições que garantam a democracia e a soberania popular.

Em âmbito local e estadual o cenário de privatização e austeridade fiscal é semelhante. O que o Gean Loureiro (PMDB) faz aqui não é nada mais do que antecipar todas as reformas do Temer.

Loading...

When autoplay is enabled, a suggested video will automatically play next.

Up next


to add this to Watch Later

Add to

Loading playlists...