Loading...

As Artes de Carybé

1,185 views

Loading...

Loading...

Loading...

Rating is available when the video has been rented.
This feature is not available right now. Please try again later.
Published on May 16, 2010

Lançamento (13/05/2010) no Museu Afro-Brasil do livro "As Artes de Carybé / Las Artes de Carybé" (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Museu Afro Brasil e Instituto Carybé), com 296 páginas.

O livro se rende as maravilhosas obras do argentino, radicado no Brasil, Hector Julio Paride Bernabó, o inquieto e irreverente criador, Carybé. São fotos de pinturas, desenhos, esculturas, ilustrações e esboços que marcaram a arte brasileira do século XX e a trajetória deste artista que viveu parte de sua vida na cidade de São Salvador, Bahia. A arquitetura, o negro, as yalorixás, os orixás. A ele são creditadas as principais representações simbólicas e míticas do universo africano da Bahia, resultado de sua vivência e dedicação à terra que adotou. Dos expressivos murais construídos na técnica de concreto, com formas perdidas de isopor e madeira, como na fachada da Assembléia Legislativa de Salvador; no Mural da Sala de Atos do Memorial da América Latina, em São Paulo; e nas pinturas do Navio Negreiro, no hall do edifício Castro Alves; além do grande Mural dos Orixás, hoje exposto no Museu Afro-Brasileiro da Bahia. O livro registra a arte dos muitos Carybés, como afirma o Diretor-Curador do Museu Afro Brasil, Emanoel Araujo, Organizador da obra. Carybé não era chegado a qualquer coisa estanque. Ele foi um incorrigível defensor da figuração, um inquieto colunista; sua obra se alterna entre a pintura, o desenho e a escultura; de um quadro de cavalete a um mural de proporção monumental, descreve Emanoel.

Segundo o diretor-presidente da Imprensa Oficial, Hubert Alquéres, "Emanoel é um grande artista e parceiro importantíssimo para a Imprensa Oficial, e um dos maiores responsáveis pela democratização da cultura brasileira."

Documentário em vídeo dirigido por Milton Ferraz
http://news.jor.br/
ferraz@news.jor.br

Comments are disabled for this video.
When autoplay is enabled, a suggested video will automatically play next.

Up next


to add this to Watch Later

Add to

Loading playlists...