Upload

Loading...

Aluminotermia - Analise e como fazer termite/thermite

21,269 views

Loading...

Loading...

Loading...

Rating is available when the video has been rented.
This feature is not available right now. Please try again later.
Uploaded on Apr 30, 2010

Neste vídeo sobre aluminometria mostro como fazer termite/thermite.
Reações aluminotérmicas são reações exotérmicas químicas com alumínio como o agente redutor a alta temperatura. O exemplo mais proeminente é o térmite reação entre o alumínio e óxidos de ferro:
Fe2O3 + 2 Al → 2 Fe + Al2O3
Um uso comum dessa reação é a soldagem de trilhos no local, muito útil para instalações complexas ou reparos no local que não pode ser feito usando continuamente soldados ferroviário.

Outro uso comum é a soldagem de cabos de cobre (fio) para uso em enterro direto (terra / terra) aplicações. É ainda o único tipo de conexão elétrica reconhecido pelo IEEE (IEEE, Std 80-2001) como o cabo un-splicing contínua.

A reação aluminotérmica é também utilizado para a produção da maioria dos ferroligas, Por exemplo ferronióbio a partir de pentóxido de nióbio.[1] Outros metais podem ser produzidos da mesma maneira.

O alumínio reduz o óxido de um outro metal. Mais comumente óxido de ferro, Porque o alumínio é altamente reativo:
Fe2O3 + 2AL → 2Fe + Al2O3 + calor

Cobre thermite, óxido de cobre, utilizando, é usado para a criação de articulações elétrica em um processo chamado cadwelding:

3CuO + 2AL → 3Cu + Al2O3 + Calor

Quando thermite é feita usando óxido de ferro III, para alcançar a máxima eficiência, é necessária uma proporção de massa de 25.3% de alumínio e 74.7% de óxido de ferro (essa mistura é vendida com o nome de "thermite para fonte de calor para soldagens"). A "proporção" em mol's é 2mol de Alumínio para cada 1 mol de Óxido de Ferro III.

2 Al + Fe2O3 → Al2O3 + 2 Fe (Delta) H = -851,5 KJ/mol

A reação usando o Fe3O4 produz mais energia por reação mol do que a reação utilizando de Fe2O3, que produz mais energia por grama de mistura.

O nome termite é também usado para a mistura destas duas substâncias reagentes. Uma reacção desse tipo é de tal forma exotérmica que a sua temperatura chega a ultrapassar os 3 500°C, o que pode chegar a derreter Tungsténio.

A ignição é difícil de ser feita, assim como a reação libera grande quantidade de energia, precisa de muita energia para iniciar. Então para ignição pode ser usado permanganato de potássio e glicerol (propano-1,2,3-triol) C3H8O3 + KMnO4 ou como foi usado no vídeo, raspas de magnésio.

Visite meu canal no YouTube c/ mais vídeos:
http:youtube.com/fernandesilyt

PS: Não tinha outra câmera se não a do celular, a qualidade do vídeo está ruim, e quando a luz dominava a câmera, não dava para ver o que acontecia, farei em breve, outro vídeo.

Para sua segurança use oculos, e se for reproduzir várias vezes o experimento ou faze-lo longo, use oculos com proteção contra UV.

Fontes extras:
http://www.cbmm.com.br/portug/sources...
http://books.google.de/books?id=2PAar...
http://books.google.de/books?id=2PAar...
http://books.google.com/books?id=Q1yJ...
http://scitation.aip.org/getabs/servl...
http:wikipedia.org

Loading...

When autoplay is enabled, a suggested video will automatically play next.

Up Next


to add this to Watch Later

Add to

Loading playlists...