Loading...

Aula de ioga ensina como equilibrar o corpo e a mente

88,744 views

Loading...

Loading...

Transcript

The interactive transcript could not be loaded.

Loading...

Loading...

Rating is available when the video has been rented.
This feature is not available right now. Please try again later.
Uploaded on Apr 24, 2009

A professora ensina alguns exercícios de respiração. Encher os pulmões completamente é revigorante. E esvaziá-los até o final é profundamente relaxante.

Na sala de ioga, eles têm bem mais que cinco segundos para respirar. Flexibilidade, força e equilíbrio: a aula é de ioga avançada.




Uma parte importantíssima fica para o final. São os exercícios de respiração.

Isso que parece tão simples poderia ser uma ajuda poderosa se não fizéssemos de maneira tão errada.

"Provavelmente, se você estiver com o seu peito fechado, você vai precisar trabalhar pela boca para captar mais ar. O ideal é você respirar sempre pelo nariz. Inspirar e expirar pelo nariz. A gente fala pela boca e respira pelo nariz", explica a professora de Ioga Karina Gracu.

Então vamos lá. Não dá para deixar passar essa oportunidade de aprender a respirar direito e de equilibrar o corpo e a mente. Para ajudar na concentração, os olhos são delicadamente vendados e as costas, posicionadas de forma a abrir o peito e facilitar a entrada e a saída do ar.

"Uma respiração profunda deve encher os seus pulmões verticalmente e lateralmente", demonstra aconselha a professora.

Os médicos dizem que, na correria cotidiana, chegamos a usar apenas 30% ou 40% da capacidade pulmonar. É como ter balões mal aproveitados. Se usássemos toda a capacidade dos pulmões, a vida certamente ficaria melhor. O corpo mais animado é o que o pessoal da ioga chama de energia vital.

Encher os pulmões completamente é revigorante. E esvaziá-los também até o final é profundamente relaxante.

"A gente começa limpando as toxinas dos pulmões. A gente solta toda a respiração e solta todos os problemas mentais, todas as coisas de que a gente tem a certeza absoluta. A gente limpa a mente de todas essas certezas, recomenda Karina.

Sabe o que fazer com a preocupação, a pressa, a raiva, o medo, a agenda e as contas? Deixar para depois, dar um tempo de tudo e respirar.

  • Category

  • License

    • Standard YouTube License

Loading...

When autoplay is enabled, a suggested video will automatically play next.

Up next


to add this to Watch Later

Add to

Loading playlists...