Loading...

DOBRADO JANJÃO DE JOAQUIM ANTÔNIO NAEGELE.mpg

102,490 views

Loading...

Loading...

Loading...

Rating is available when the video has been rented.
This feature is not available right now. Please try again later.
Published on Feb 11, 2010

Dobrado Janjão (gênero de dobrado sinfônico). A vida do maestro Joaquim Naegele se entrelaça com a história das bandas de música do Estado do Rio de Janeiro e com os mais importantes momentos da trajetória e social do Brasil. Nascido na então Vila de Santa Rita do Rio Negro, hoje Euclidelândia, em Cantagalo, Estado do Rio, em 2 de junho de 1899, Joaquim Naegele veio a falecer em 3 de março de 1986, transformando-se num símbolo, em exemplo a ser seguido pelas futuras gerações.

  • Category

  • License

    • Standard YouTube License

Comments • 66

Sebastiao da Cruz
Essa gravação foi realizada no ano de 1986, pela Banda de Música do Corpo de Fuzileiros Navais da Escola Naval, no Rio de Janeiro, sob a regência do Maestro Suboficial Feoravante Silva. A gravação foi feita ao vivo, na sala de ensaios da Banda, e no mesmo dia, também gravamos os dobrados sinfônicos, Brigada Jacinto e Ouro Negro. Na época, eu era sargento e tocava clarineta-baixo (clarone) nessa Banda de Música.
Naiara Naiara
Luiz Alberto vc participou ou participa dela ?eu participo da de Ribeirópolis filarmônica padre Manoel Araújo
Luiz Alberto
magnífico dobrado, mim lembro dos tempos na lira paulistana de frei paulo-se.
eder da silva
é muito linda essa musica
VAVÁ O CABELEIRA
Considerado um músico clarinetista virtuoso; Joaquim Antônio Naegele tocava quase todos os instrumentos!...O maestro comandou a banda de Nova Friburgo - RJ; no período dos anos de 1925 à 1950; época essa, em que compôs a maioria das suas obras -- inclusive esse dobrado-de-concerto "Janjão"; considerado a sua obra-prima!...."Janjão" ocupa a posição de 16º colocado, no índice de popularidade nacional com os "dobrados/marchas" -- segundo a pesquisa feita no ano de 2000, em São Paulo....( Texto e pesquisa: Prof. Walmir Dantas ).
VAVÁ O CABELEIRA
Este Dobrado foi feito em homenagem à um amigo, conhecido por João Nicolau ( Janjão ), de família tradicional no município de Canta Galo - RJ -- região esta, onde nasceu o compositor Joaquim Antônio Naegele!....O ilustre músico e maestro Naegele ( 1899 - 1986 ); encontra-se entre os grandes compositores do gênero dobradístico, no Brasil....Podemos citar, os seus dobrados mais conhecidos, por ordem: "Janjão"; "Mão de Luva"; "Ouro Negro"; "Rio Quatrocentão"; "Coronel Ari Bacelar"; "Carlos Teixeira"; "Passeio Trágico"; e "A Voz do Cárcere"....( Texto e pesquisa: Walmir Dantas ).
View all 6 replies
Luís Antônio Cardoso
Existe uma divergência quanto a essa dedicatória do Dobrado Janjão, existindo duas versões: Uma versão, sustentada pelo sobrinho de Joaquim Naegele, o Sr. Joel Naegele, afirma que Janjão era o apelido de um proprietário de um famoso bar existente no centro da cidade de Cantagalo, no Estado do Rio de Janeiro, e, que por ser muito amigo da família Naegele, recebeu de Joaquim o dobrado, em sua homenagem.Uma segunda versão sustentada por antigos músicos da Banda Campesina Friburguense, dentre eles Gutinho, Seu Luiz, e Dalmir, afirma que Janjão era o apelido de um tubista da banda que, ocasionalmente, passava para o bombardino da banda quando necessário, e, sendo então, homenageado pelo compositor.Não obstante a dúvida, as duas versões são aceitas para explicar a quem foi feita a homenagem, e o título do dobrado.
VAVÁ O CABELEIRA
Legal cara!...A sua explanação é bem vinda, e ajuda a elucidar as dúvidas; e assim, contribuindo para a história do gênero dobrado, e seus compositores....Olha, eu estou escrevendo uma série de comentários sobre "dobrados e marchas" no youtube....Desde já, fique à vontade para comentar....Existe pouca coisa escrita, sobre os maestros e suas composições, na historiografia!
Hide replies
Henrique DB
Pow toda vez que ouço me emociono! Um dos dobrados mais lindos que conheço! Obrigado Sebastião da Cruz por compartilhar!
Lee Jooheon
Uns dos dobrados mais lindo que existe, toco muito na minha banda Harpa de Davi.....
Felisberto Carvalho
Ccordo com vc amigo!
lázaro Melo
lindo
José Ideildon
Muito bom! não conhecia ainda, mas de primeira mão já está nos meus favoritos! !!!!
asfalto quente pneu gasto
BOM DIA À TODOS QUE FAZEM PARTE DESSE GRUPO DE COMENTÁRIOS, SOU DE ESTÂNCIA- SERGIPE, EXECUTO ESSE LINDO E BEM ELABORADO DOBRADO NA BANDA DE MÚSICA NA QUAL FAÇO PARTE, ( LIRA CARLOS GOMES). FIQUEI MUITO ALEGRE AO SABER ALGO SOBRE A VIDA JOQUIM NAÉGILE, GRANDE COMPOSITOR, ESSE DOBRADO FAZ PARTE DO REPERTÓRIO OFICIAL DA NOSSA FILARMÔNICA, O EXECUTAMOS MUITO NAS PROCISSÕES OU EM DESFILES, OBRIGADO SEBASTIÃO DA CRUZ PELAS INFORMAÇÕES.
Hugo Villar
maravilha ,sem comentario !!
When autoplay is enabled, a suggested video will automatically play next.

Up next


to add this to Watch Later

Add to

Loading playlists...