Loading...

Osama Bin Laden death of dead sole esta morto is dead 02/05/2011

5,792 views

Loading...

Loading...

Transcript

The interactive transcript could not be loaded.

Loading...

Loading...

Rating is available when the video has been rented.
This feature is not available right now. Please try again later.
Published on May 1, 2011

death of sole is dead 02/05/2011 00h52 - Atualizado em 02/05/2011 01h11
Morre Osama Bin Laden, o homem mais procurado do planeta.
Líder da Al Qaeda foi mentor declarado dos atentados de setembro de 2001.
Presidente dos Estados Unidos confirmou a morte em pronunciamento.
Da AFP

O líder da Al-Qaeda, Osama Bin Laden, morto neste
domingo (1º) (Foto: AP)O líder islamita Osama Bin Laden, instigador declarado dos atentados de 11 de setembro de 2001 e objeto da maior caça humana da história, foi morto neste domingo (1º), quase dez anos depois dos ataques que deixaram quase 3 mil mortos nos Estados Unidos.

Desde o fatídico 11/9, o milionário de origem saudita, líder da rede terrorista Al-Qaeda e cujos rastros se perderam no sul do Afeganistão e na fronteira com o Paquistão, reaparecia episodicamente em gravações de áudio e vídeo ao longo dos anos.

Alto, magro, sempre usando barba, Bin Laden nasceu em Riad. Filho de um magnata saudita da construção próximo da família real, utilizou sua fortuna para financiar o Jihad (guerra santa) contra os soviéticos e depois contra os americanos.

Em 1973, Bin Laden entrou em contato com grupos islamitas. Após a invasão soviética do Afeganistão em 1979, viajou para este país para combater os invasores com o apoio da CIA, a Agência Central de Inteligência americana. Sua organização, Al-Qaeda ("A Base"), foi fundada em 1988, ou seja um ano antes da retirada soviética do Afeganistão.

Em 1989 voltou à Arábia Saudita. Após o estouro da guerra do Golfo em 1991, ele criticou a família real por ter autorizado o desdobramento de soldados americanos em território saudita, o que o fez ser declarado persona non grata no país.

Obama confirma morte de Osama bin LadenInstalou-se então no Sudão, onde os serviços americanos de inteligência o acusaram de financiar campos de treinamento de terroristas. Em 1994, foi definitivamente privado da nacionalidade saudita.

Em 1996 o Sudão, submetido à pressões americanas e da ONU, pediu a Bin Laden que fosse embora do país. Ele foi então para o Afeganistão, onde fez funcionar uma dezena de campos de treinamento e lançou apelos contra os Estados Unidos.

A ação mais espetacular que lhe foi atribuída antes do dia 11 de setembro foi um ataque contra as embaixadas americanas na Tanzânia e no Quênia, no dia 7 de agosto de 1998, que causou 224 mortos e milhares de feridos.

Em 1999, ele foi incluído na lista da Birô Federal de Investigações americano (FBI) entre as dez pessoas mais procuradas do mundo.

Bin Laden também foi acusado de ter ordenado o ataque contra o navio americano "USS Cole" no Iêmen, que fez 17 mortos em outubro de 2000.

Os Estados Unidos, que o acusam de ter planejado desde o Afeganistão os ataques suicidas de Nova York, Washington e Pensilvânia do dia 11 de setembro, deram início a uma perseguição depois de, em 23 de setembro, as autoridades americanas ofereceram 25 milhões de dólares por qualquer informação que permitisse capturá-lo. esta morto mataram eua estados unidos barack obama anuncia itatiba osama bin laden ozama bim ladem is dead killed usa united states barack obama osama bin laden announces Itatiba Ozama bim Laden unique animals 美國是死的死,美國奧巴馬本拉登宣布Itatiba Ozama BIM的拉登特有野生動物 est mort tué barack obama usa états-unis Oussama ben Laden annonce Itatiba Ozama bim animaux Laden unique is dood gedood usa Verenigde Staten Barack Obama Osama bin Laden kondigt Itatiba Ozama bim Laden unieke dieren ozama 死んで殺さアメリカ合衆国アメリカ合衆国バラクオバマはオサマビンラディンですがイタチバOzamaのBIMのラディンユニークな動物を発表 è morto ucciso USA Stati Uniti Barack Obama, Osama bin Laden annuncia Itatiba Ozama bim animali Laden unico

  • Category

  • License

    • Standard YouTube License

Loading...


to add this to Watch Later

Add to

Loading playlists...