Upload

Loading...

Punção biópsia por agulha fina da mama - PAF

114,785 views

Loading...

Loading...

Transcript

The interactive transcript could not be loaded.

Loading...

Loading...

Rating is available when the video has been rented.
This feature is not available right now. Please try again later.
Uploaded on Apr 4, 2011

Neste vídeo, o Dr. Hélio Carrara, professor de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade de São Paulo, descreve procedimento de investigação de nódulo mamário suspeito com aspiração por agulha fina, guiada por ultrassonografia. A animação digital foi cedida prlo Dr. Hermes Prado Jr, também da Universidade de São Paulo (CEAPS HCRP USP).

Nódulos suspeitos da mama podem ser investigados de diversas maneiras. Uma delas é através da coleta de amostra por aparelhos de biópsia guiados por ultrassonografia. Neste exemplo, demonstramos o procedimento em que uma seringa é utilizada acoplada a uma pistola de biópsia.
Neste procedimento, o médico localiza o nódulo suspeito e acompanha a introdução da agulha em um monitor de que mostra a anatomia em tempo real do tecido mamário.
O equipamento de de punção possui uma empunhadura que permite a aplicação de força de sucção amplificada sobre o êmbolo da seringa. Ao acionar o dispositivo, produz pressão negativa no sistema que aspira o conteúdo da lesão, levando-o até o interior do corpo da seringa. Faz-se uma varredura em forma de leque para que se obtenha uma quantidade de material o mais significativa possível. Em seguida, o conteúdo coletado é depositado em lâminas e enviado ao laboratório de patologia para determinar o caráter benigno ou maligno.
Esta análise é fundamental para o médico planejar as etapas seguintes do tratamento.

Loading...

When autoplay is enabled, a suggested video will automatically play next.

Up Next


to add this to Watch Later

Add to

Loading playlists...