Loading...

Células: Membrana - Resumo para o ENEM: Biologia | Descomplica

194,221 views

Loading...

Loading...

Transcript

The interactive transcript could not be loaded.

Loading...

Loading...

Rating is available when the video has been rented.
This feature is not available right now. Please try again later.
Published on Mar 23, 2012

Olá, aluno! Essa aula faz parte do módulo "Células". Para assistir o próximo vídeo do módulo sobre Citoplasma, assunto que cai no Enem, vá em http://bit.ly/1N4gPA4. Estude com a gente :D


-----
00:00 Descomplica. Biologia, Prof. Rubens Oda. Resumo para o ENEM: Células, Membrana.
00:20 A célula é a unidade fundamental do ser vivo.
00:44 Na tela: Principais tipos celulares à Célula procarionte: primitiva; Célula eucarionte: separa o material genético do resto da célula.
00:58 A célula eucarionte possui um núcleo verdadeiro. A carioteca e a membrana nuclear isolam o material genético do resto da célula. A célula procarionte possui um nucleóide, cromossomo espalhado no citoplasma, isto é, não apresenta compartimentalização das suas estruturas.
01:27 Na tela: Células procariontes têm membrana plasmática, citoplasma e ribossomos. Ex.: bactérias e cianobactérias.
01:44 Na tela: Células eucariontes à ocorre compartimentação celular. Ex.: todos os demais organismos (protozoários, fungos, algas, animais e plantas).
02:16 As células eucariontes podem ser classificadas em célula animal e célula vegetal.
02:28 Na tela: Célula animal: Há uma organela, o lisossomo, que faz a digestão. O centríolo separa o material genético na hora da divisão.
02:42 Na tela: Célula vegetal: Não tem lisossomo. Tem cloroplastos, que são responsáveis pela produção do próprio alimento na fotossíntese. Possui vacúolo central ou suco celular, armazenando substâncias, e uma parede celular celulósica que dá forma a célula vegetal e evita que ela estoure.
03:16 A membrana plasmática envolve todas as células existentes, é a primeira barreira a ser transposta por substâncias que a célula necessita absorver ou para agentes estranhos que tentam entrar na célula.
03:36 Na tela: Membrana plasmática:
exerce permeabilidade seletiva.
03:45 Na tela: Membrana plasmática: É fosfolipoglicoproteica.
03:56 Na tela: Uma imagem do "Modelo do Mosaico Fluido" da Membrana plasmática: bicamada lipídica com fosfatos (hidrofílicos), no meio há os lipídios (hidrofóbicos) com um mosaico de proteínas e os glicídios associados à membrana.
04:16 As membranas podem ter adaptações como microvilosidades (que aumentam a superfície de absorção), desmossomos e interdigitações (que unem membranas), o glicocálix (promove o reconhecimento celular).
05:27 Na tela: Transporte passivo: quando não há gasto de energia. Soluto à difusão; solvente à osmose.
05:42 Na tela: Transporte ativo: quando há gasto de energia.
05:55 Ex.: transporte passivo (a favor do gradiente de concentração): um bacalhau perde sal para água por difusão; na osmose, o bacalhau salgado ganha água e incha. A difusão simples ocorre através dos fosfolipídios da membrana; a difusão facilitada ocorre através de proteínas canais (permeases) da membrana.
06:25 Exemplo de transporte ativo. Na tela: Bomba de sódio e potássio: Joga 3 sódios para fora e 2 potássio para dentro, acumulando mais cargas positivas do lado de fora da célula.
06:59 Transporte de macromoléculas. Na tela: Endocitose: transporte em massa para dentro da célula.
07:03 Na tela: Exocitose: Transporte em massa para fora da célula.
07:09 Fagocitose: endocitose de partículas sólidas; Pinocitose: endocitose de partículas líquidas.

  • Category

  • License

    • Standard YouTube License

Loading...

When autoplay is enabled, a suggested video will automatically play next.

Up next


to add this to Watch Later

Add to

Loading playlists...