Loading...

PRADARRUM 24-03-13

879 views

Loading...

Loading...

Rating is available when the video has been rented.
This feature is not available right now. Please try again later.
Published on Mar 24, 2013

O projeto "Pradarrum" firma raízes na matriz musical afro-religiosa da Bahia. Idealizado e dirigido pelo experiente músico, arranjador e pesquisador de ritmos Gabi Guedes -- integrante da Orkestra Rumpilezz e da banda base do Jazz no MAM-BA --, juntamente com o seu sobrinho, o jovem guitarrista e arranjador musical Felipe Guedes, o projeto pretende mostrar a música do candomblé em sua plena conexão com a "world music".

E o que significa Pradarrum? "'Rum', a última palavra, é o atabaque maior, que tem a responsabilidade de evocar os orixás e, também, com suas variações, acompanhar o movimento da dança. 'Darrum' é quando o Ogan toca e canta para evocar os orixás: Você está dando "rum" ao orixá. Aí vem, o "adarrum", que é um ritmo sagrado que faz parte da religião do candomblé. O "pra" pode ser um paó, que é quando você tem duas notas quase que simultaneamente repetidas três vezes e é uma forma de agradecer. E aí, dentro de tudo isso, conseguimos essa palavra, que é bem sonora e é tudo isso junto", explicou Gabi Guedes, em entrevista ao Bahia Notícias.

Músicos: Tito Oliveira, Ldson Galter, Marcelo Galter, Giba Conceição, Evanailton Bispo Bispo e Gabriel Guedes Dos Santos e Felipe Guedes. Cine Teatro Solar Boa Vista, Salvador de Bahia, Brasil.

Loading...

When autoplay is enabled, a suggested video will automatically play next.

Up next


to add this to Watch Later

Add to

Loading playlists...