Loading...

Tanque Panther sendo destruido na cidade alemã de Colónia

178,016 views

Loading...

Loading...

Rating is available when the video has been rented.
This feature is not available right now. Please try again later.
Published on Jan 31, 2007

Panzer V- Panther. Tanque projetado para substituir o PzKpfw III e IV, para que as Panzerdivisionen pudessem superar os tanques russos T34/76 e igualar-se aos mais recentes tanques dos aliados. O Panther, foi segundo muitos analistas, o melhor tanque da Segunda guerra mundial.

As linhas angulosas romperam com a tradição de desenho alemã e em traços gerais, a silhueta inspirava-se na do T-34. No entanto as semelhanças terminavam por aí, pois o Panther era maior, mais blindado e tinha uma longa peça de 75mm (e 70 calibres de comprimento - 70 X 75mm = 5.25 metros), muito melhor do que a sua contraparte soviética. Produzido a partir de 1943, os PzKw V Panther construiram-se em grande número em termos alemães.

De facto o total de 4800 unidades construídas era apenas a ínfima parte da produção de tanques T-34 russos (11000 produzidos apenas no ano de 1944) ou Sherman americanos. Prova da sua qualidade, o comando aliado considerava que eram necessários 5 Sherman para combater cada Panther com possibilidades de sucesso. Assim, após os desembarques da Normandia, a tática favorita das tripulações dos Sherman e Comets dos exércitos aliados quando descobriam alguns Panthers emboscados era aguardar fora do alcance das peças alemãs e chamar os aviões caça-tanques Typhoon para resolverem o problema a partir do ar. Centenas de Panthers foram assim destruidos nos combates da Normandia.

De facto, nunca encontrou um rival verdadeiramente à sua altura e apenas foi derrotado pela força aérea e pela desigualdade numérica em relação aos seus inimigos. Na frente Leste eram normais combates em que cada Panther tinha que enfrentar 10 ou 20 T-34. E obviamente, nessas condições era muito difícil obter grandes sucessos, apesar dos actos de heroismo e dos incriveis "scores" de algumas tripulações dos tanques alemães.

Caro e complicado de construir, o Panther foi provavelmente o melhor carro de combate do mundo até ao início dos anos 50, quando apareceu uma nova geração de carros de combate (como os T54 soviéticos e os M47 americanos), tendo sido utilizado depois da guerra por alguns exércitos da Europa central e pelo exército francês que possuiu pelo menos dois regimentos equipados com PzKw V, recuperados entre os que foram abandonados pelos alemães, em 1944.

O canhão L/70 de 75 mm disparava granada com velocidade inicial de 920 m/s. Peso: 45 toneladas. Velocidade: 46km/h. Guarnição: 5 homens. Armamento: 1 canhão de 75 mm e 2 metralhadoras de 7,9 mm

Loading...

When autoplay is enabled, a suggested video will automatically play next.

Up next


to add this to Watch Later

Add to

Loading playlists...