Loading...

Banho do Vinte Nove - Chegada ao Vau e Ceia

1,295 views

Loading...

Loading...

Loading...

Rating is available when the video has been rented.
This feature is not available right now. Please try again later.
Uploaded on Oct 1, 2010

Banho do Vinte Nove organizado pela Junta de Freguesia de Monchique na noite de 28 para 29 de Setembro de 2010 na Praia do Vau.
Trata-se do reviver duma tradição em que os habitantes da Serra de Monchique se dirigiam à praia, na madrugada do dia 28 de Setembro, dia de S. Miguel Arcanjo, após toda a azáfama de verão relacionada com as actividades agrícolas que constituíam o seu modo de vida.
Deslocavam-se geralmente em carros de besta, montados em burros ou mesmo a pé, partindo da Serra na noite de 28 e chegando à Praia do Vau, em Portimão (naquele tempo Vila Nova de Portimão) na madrugada de 29, vestidos com os seus fatos domingueiros.
Levavam o farnel constituído por algumas das suas melhores iguarias (papas de milho, peixinhos da horta, charros fritos, sardinhas albardadas, chouriças e muito mais...) e nunca esqueciam a sua garrafinha de aguardente de medronho e um seu derivado, a melosa.
Depois de se banquetearem e dançarem toda a noite ao som dum fole ou duma flaita, equipados com a roupa interior de que dispunham (as mulheres de combinação e os homens de ceroulas e camisola interior de mangas compridas), tomavam um banho de mar, ao alvorecer, ainda com pouca luz do dia, procurando evitar os olhares trocistas dos habitantes locais.
Ao nascer do sol, despediam-se da praia por mais um ano, convictos de que aquele banho de mar teria valido por vinte e nove, e regressavam à Serra.
Veja o significado dos termos próprios da região em http://www.refoias.net/glossario.html

Loading...

When autoplay is enabled, a suggested video will automatically play next.

Up next


to add this to Watch Later

Add to

Loading playlists...