Loading...

Fonte de luz síncrotron: para que serve e como funciona?

16,992 views

Loading...

Loading...

Rating is available when the video has been rented.
This feature is not available right now. Please try again later.
Published on Aug 26, 2015

O síncrotron é uma das mais poderosas fontes de raios-X à disposição dos cientistas. Essas grandes máquinas circulares podem ter até alguns quilômetros de circunferência. A luz é emitida quando elétrons acelerados a velocidades muito altas têm sua direção desviada pela ação de ímãs.
Existem aproximadamente 70 fontes de luz síncrotron no mundo. O único síncrotron da América Latina fica em Campinas, no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS). Atualmente está em construção uma segunda máquina com 500 metros de circunferência, o Sirius, que estará entre as mais avançadas do mundo. A luz emitida pelos síncrotrons como o Sirius vai desde o infravermelho até os raios-x duros.
Os síncrotrons têm várias estações de pesquisa montadas ao longo do círculo por onde os elétrons giram. Cada estação funciona como uma super lanterna, que permite aos cientistas “enxergar” o interior da matéria e obter informações sobre a distribuição dos átomos e moléculas e suas ligações químicas. A pesquisa realizada nessas grandes máquinas são fundamentais para as mais diversas áreas, como medicina, agricultura, óleo e gás, eletrônica, biotecnologia, nanotecnologia, arqueologia e até artes.

http://lnls.cnpem.br

Loading...

When autoplay is enabled, a suggested video will automatically play next.

Up next


to add this to Watch Later

Add to

Loading playlists...