Loading...

Acarajé e Abará são comidas de SANTO?

62,506 views

Loading...

Loading...

Loading...

Rating is available when the video has been rented.
This feature is not available right now. Please try again later.
Published on Apr 17, 2012

http://www.nacozinharestaurante.com.br/
Cozinheira filha de santo prepara pratos típicos dos terreiros da Bahia em São Paulo no restaurante na Cozinha do chefe Carlos Ribeiro.
Nesta semana, os paulistanos poderão experimentar a comida dos santos feita por uma autêntica iabassê, a chefe Carmen Virginia, 35.
A iabassê é a responsável pela cozinha nos rituais do candomblé. Um cargo de respeito e admiração no terreiro: pela crença, dividir comida com os orixás garante sua presença na vida dos humanos e alimento em sua mesa.
Dona Carmen começou a ser preparada para o cargo aos 14 anos, e seu primeiro prato foi o beguiri -caruru com rabada sobre angu de farinha de milho. "É um prato do meu orixá, Xangô", diz.
APRENDIZADO
Dona Carmen tomou gosto pela culinária com a avó materna. Para ser respeitada também fora da sua comunidade, resolveu ingressar na faculdade. Cursou gastronomia no Senac Pernambuco.
Ali, descobriu que a avó conhecia ainda mais de cozinha do que ela imaginava. "Ela cozinhava a galinha lentamente, 'nadando' na gordura de porco. Eu não sabia, mas aquilo era um 'confit'."
Seu projeto é transformar a casa onde mora em um restaurante só para servir o banquete dos orixás. Como é algo que não depende dela, já que tem de esperar a ajuda de investidores, diz ter colocado o sonho "na conta do que é para os orixás cuidarem".

Loading...

Advertisement
When autoplay is enabled, a suggested video will automatically play next.

Up next


to add this to Watch Later

Add to

Loading playlists...