Loading...

Os Charruas - Povo (1968)

4,291 views

Loading...

Loading...

Loading...

Rating is available when the video has been rented.
This feature is not available right now. Please try again later.
Published on Dec 1, 2011

"Os Charruas eram uma banda yé-yé de Santarém por onde passaram, em fases diferentes, Dany Silva e Kátia Guerreiro.

Natural da ilha de São Tiago (Cabo Verde), Daniel Pereira da Rocha e Silva estudava na Escola de Regentes Agrícolas de Santarém, actual Escola Superior Agrária de Santarém (daí o nome de Charruas), quando, em 1967, decidiu formar a banda com Carlos Manuel Sardinha Ribeiro da Cruz, João Magalhães e João Carlos d'Almeida Baptista, companheiros na Escola.

Carlos Sardinha, natural do Cartaxo, tinha 19 anos e era o viola solo, João Magalhães, de Lisboa, tinha 18 anos era o vocalista, viola ritmo e compositor, Dany Silva tinha 22 anos e era o viola-baixo e autor das letras e João Baptista, de Castelo Branco, 20 anos, era o baterista.

No dia 17 de Maio de 1968, os Charruas ficaram no 3º lugar do I Concurso Académico de Música Moderna, organizado pelo CITU (Centro de Intercâmbio e Turismo Universitário) no cinema Império, em Lisboa, depois dos Psico (ex-Espaciais) e dos Diamantes Negros e à frente da Equipe 88, de Luís Moutinho (Deltons).

Conta a lenda que que os Charruas perderam o Concurso, porque os seus colegas da Escola de Regentes Agrícolas resolveram levar todo o tipo de bicharada (sapos, grilos, etc) que soltaram no palco, tendo influenciado negativamente o júri.

O repertório do conjunto baseava-se essencialmente em versões de canções dos Beatles, Rolling Stones e Otis Redding.

Depois do Concurso, em 1968, os Charruas editaram pela Alvorada (EP-60-1083) um único EP com "Povo", "Love, Love Are Words", "Come On, Baby, Come On" e "Os Teus Olhos, Senhora", tudo originais da banda.

Dany Silva pertenceu depois esporadicamente ao Quinteto Académico, acompanhou Georgie Fame numa digressão pelo Algarve e encetou uma carreira a solo.

Nascida na África do Sul em 1976, Kátia Guerreiro, antes de enveredar pelo fado, foi vocalista dos Charruas nos seus tempos de estudante de Medicina. É prima do então vocalista do grupo, João Magalhães."

in guedelhudos.blogspot.com

Loading...

When autoplay is enabled, a suggested video will automatically play next.

Up next


to add this to Watch Later

Add to

Loading playlists...