Loading...

BORBOLETARIO - ESALQ - PIRACICABA - BRASIL.wmv

8,597 views

Loading...

Loading...

Loading...

Rating is available when the video has been rented.
This feature is not available right now. Please try again later.
Published on Feb 22, 2011

Os insetos da Ordem Lepidoptera apresentam cores vistosas, e às vezes brilhantes ou iridescentes, as borboletas são bastante visadas por colecionadores e, pelo grande número de espécies, muito expostas à ação de inimigos naturais. Estes fatores negativos aos lepidópteros podem ser suplantados com a construção de abrigos para estes insetos, a fim de preservá-los e protegê-los, e ao mesmo tempo proporcionar um local onde o público poderia aprender sobre a vida das borboletas e a importância delas na biodiversidade dos ecossistemas.

Assim foi construído o Borboletário da ESALQ/USP, inicialmente com a finalidade de estudar a criação de espécies em cativeiro e a manutenção de populações livres da ação de seus parasitos e predadores.

O Borboletário está instalado próximo às bordas de mata natural e sua estrutura é rebestida com sombrite que permite a entrada de luz de forma a simular um ambiente natural. No interior foram feitos canteiros para o plantio das plantas para alimentação das lagartas das diversas espécies ali mantidas e plantas com flores que produzem néctar para a alimentação das borboletas adultas.

Para o bom desenvolvimento do borboletário é necessário contar com uma equipe que acompanhe o ciclo de cada espécie desde a postura, que é recolhida da planta hospedeira e levada para um "berçário" onde, após a eclosão, as lagartas são criadas até fase de pupa e a emergência dos adultos, que serão soltos no Borboletário.
A equipe deve manter as condições adequadas do Borboletário, fazendo a manutenção das planas e monitorando a presença de possíveis inimigos naturais, principalmente os microhimenópteros parasitos de ovos, que podem atravessar as malhas do sombrite. Em um outro telado são mantidos vasos com as plantas hospedeiras e plantas com flores para reposição, sempre que necessário. Observa-se que as borboletas livres são atraídas para as áreas próximas do borboletário onde são mantidas plantas alimento e plantas com flores, mas quais as fêmeas geralmente ovipositam, propiciando, às vezes, a obtenção de ovos de espécies raras ou muito raras no ambiente.

O Livro Borboletas.

Do USP Online
Com o propósito de apresentar, de forma didática e com linguagem simples, as espécies de borboletas encontradas no estado de São Paulo, o professor Evoneo Berti Filho e o técnico de laboratório João Angelo Cerignoni, do Departamento de Entomologia e Acarologia (LEA) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, organizaram o livro Borboletas.
O conhecimento na criação de borboletas tem contribuído para reduzir o risco de extinção de espécies desse grupo, não somente pela aplicação de técnicas de manejo, mas também pelo fato de sensibilizar os visitantes no contato com animais tão belos e, ao mesmo tempo, tão frágeis.
Os dados publicados foram coletados entre 2000 e 2010, em visitas feitas a criadores credenciados nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, com objetivo de desenvolver técnicas de criação sustentável.
Borboletas traz informações sobre os estágios de desenvolvimento até a fase adulta e sobre as plantas hospedeiras das lagartas. Com destaque para as fotografias dos insetos, o livro está organizado em capítulos por famílias (Pieridae, Papilionidea, Lycaenidae, Nymphalidae), informado características biológicas e de hábito de cada espécie. Além disso, o leitor encontrará todas as informações de como organizar um borboletário, normas e leis do Ibama, diretrizes do plano de manejo sustentado para a criação desses insetos, dúvidas freqüentes e um capítulo sobre lagartas urticantes.
Mais informações: (19) 3417-6600, email livros@fealq.org.br , site www.fealq.org.br

João Ângelo Cerignoni
Técnico Especializado
Departamento de Entomologia, Fitopatologia e Zoologia Agrícola
ESALQ/USP

Loading...

When autoplay is enabled, a suggested video will automatically play next.

Up next


to add this to Watch Later

Add to

Loading playlists...